MAINHA: PAZZUELO SÓ MANDARÁ 20 RESPIRADORES, POIS PI NÃO É PRIORIDADE


Por Arimatéa Carvalho
MEIONORTE
O chefe do Escritório de Representação do Piauí em Brasília, José Maia Filho, o Mainha, contou ao blog que o Número 2 do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazzuelo, avisou que o Piauí só receberá 20 respiradores do governo neste mês para atender doentes de Covid-19. "Ele diz que o Piauí não é prioridade, pois ainda tem boa capacidade de atendimento nas UTIs", diz Mainha. Em maio, o Ministério repassará 750 respiradores mecânicos para todos os Estados.
Mainha tem tentado viabilizar a liberação de respiradores para ampliar a capacidade de atendimento na rede hospitalar do Piauí, mas Pazzuelo alegou que o Estado está atrás na fila dos Estados. "O governador não quer que o Piauí se torne prioridade apenas quando não tivermos mais UTIs. Precisamos agora", lamentou Mainha.
O Piauí tem 210 leitos de UTI atualmente, somadas as redes pública e privada. A previsão é que todos estejam ocupados até o final deste mês, por isso, é tão importante receber mais respiradores.
A Justiça Federal determinou a apreensão de 41 respiradores de duas empresas paulistas para o Governo do Piauí, que comprou 80 unidades em março e até agora não recebeu nenhuma. Se esses 51% do total vierem, dará um respiro extra ao Estado. As empresas não entregaram porque o próprio Ministério redirecionou as unidades para outros locais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.