PM CONSTATA QUE 13 ÔNIBUS TROUXERAM PIAUIENSES QUE VIVIAM EM SÃO PAULO.


A  Operação Policial  de combate ao coronavírus segue sendo realizada em todo o Estado pela Polícia Militar do Piauí, que com objetivo de preservar a saúde da sociedade, assim como atuando na contenção da propagação da COVID-19, continua adotando medidas de prevenção, orientação, higienização e fiscalização de estabelecimentos não essenciais, conforme estabelecido pelos decretos. 

FONTE - MEIONORTE
Em uma semana, do dia 29/04/2020 até o dia 06/05/2020 foram abordadas mais de 3.846 pessoas e 1.421 veículos pelos policiais militares de todas as Unidades, Batalhões, Companhias e Grupamentos de Polícia Militar, que estão na linha de frente neste período de calamidade pública, atuando em conjunto com os órgãos de saúde dos municípios, e também com demais órgãos de segurança.
Em Castelo do Piauí, na segunda-feira (04), uma equipe da 4ª Companhia do 15º Batalhão abordou um táxi que estava em alta velocidade, ao proceder com a abordagem foi identificado que tinha um motorista e quatro passageiros, que seguiam em direção a Crateús-CE, vindos de São Paulo. Então, a equipe policial realizou o acompanhamento do veículo até a saída da cidade para certificar que nenhum dos ocupantes desembarcaria no município. 
Essa mesma medida de prevenção foi adotada em todo o Estado nas barreiras sanitárias durante abordagens principalmente aos ônibus que traziam pessoas de outros Estados ou cidades, sendo observado que a maioria é proveniente do Estado de São Paulo. 
As barreiras sanitárias que estão contando com apoio também do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, e é onde as pessoas, que estão viajando ou transitando, são orientadas sobre a importância do isolamento social em cumprimento da quarentena, como ocorre nos bloqueios em Oeiras, Bom Jesus, Alto Longá, São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Jaicós, locais em que foram abordados no total mais de 13 ônibus, sendo mais da metade oriundos de São Paulo. Na ocasião, alguns passageiros foram submetidos ao teste de febre com uso do aparelho térmico e ninguém apresentou sintoma febril. Da mesma maneira procederam as demais Unidades nos municípios de sua circunscrição com abordagens aos veículos e às pessoas.  
Além das orientações básicas de evitar contato físico e aproximação social, a população está sendo orientada sobre o uso obrigatório das máscaras e incentivada, pois está recebendo o objeto de proteção individual, como aconteceu em São João do Arraial, Cocal da Estação através dos policiais militares e das equipes dos respectivos municípios. E o Grupamento de Polícia Militar de Santa Rosa do Piauí em apoio à vigilância sanitária e secretaria de saúde local, realizaram ações educativas de entrega de folders, desinfecção dos veículos vindos de outras localidades, entre outras atividades. 
A higienização dos veículos é outra medida preventiva que está sendo adotada, durante as barreiras sanitárias, que consiste em esterilizar os carros, motos, ônibus, caminhões, qualquer tipo de veículo que passe pelos bloqueios. E também seguem as fiscalizações nos Postos Fiscais do Retiro (SEFAZ), de Jacarandá, de Pipocas, de Prensa e Cova Donga. E em todos os municípios que fazem parte da circunscrição dos respectivos Batalhões, Companhias e GPMs dos Comandos dos Cerrados, Semiárido, Litoral Meio Norte e Especializado estão sendo realizadas as operações, que são executadas diuturnamente pelos policiais militares nas respectivas cidades.  
Além do preventivo e ostensivo, a PMPI também pratica ações sociais, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizou a entrega de donativos, alimentos e produtos de higiene pessoal, para o abrigo de idosos Manain em Teresina; e a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) entregou cesta básica em Luís Correia-PI. Diante da crise provocada pelo coronavírus, as condições básicas de suprir a alimentação, assim como a higiene de muitas pessoas ficaram comprometidas, e atentando para isso os policiais militares também promovem apoio social. 
Em Teresina, nos  oito últimos dias, foram realizados 2.015 atendimentos de ocorrências, sendo 1.236  de averiguação, 79 de meio ambiente, 14 de saúde pública, 48 de auxílio e apoio, entre outros. Os Batalhões e Companhias dos respectivos Comandos de Policiamento Metropolitano I e Metropolitano II estão em constantes ações nas lotéricas, supermercados, agências bancárias, centro comercial, instruindo as pessoas, estabelecimentos, bem como, procedendo com operações planejadas, mantendo o policiamento ostensivo. A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) realizou blitz em diversas áreas da Capital, especificamente nas áreas do 5º, 9º, 13º, e outras, visando inibir acidentes de trânsito e informar as pessoas a importância de evitar a circulação e manter o isolamento social. 
A Polícia Militar do Piauí reforça o compromisso de preservação da saúde pública e conta com apoio da população em cumprir com as medidas de isolamento e distanciamento, caso haja necessidade de sair de casa, e de proteção com uso das máscaras, que se tornaram obrigatórias e cuidados com a higiene



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.