Eventos

SEM CASO DE COVID-19, CIDADE DO PIAUÍ DECRETA LOCKDOWN PARA CONTER DOENÇA


João Bandeira e Yala Sena
redacao@cidadeverde.com
O prefeito de Riacho Frio-PI, Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas (Progressistas) confirmou nesta quarta-feira (20) ao blog das Cidades que prorrogou por mais cinco dias o lockdown (bloqueio total) das atividades no município. É uma medida para conter o avanço do novo coronavírus. O município não tem casos de covid-19, mas a prefeitura teme colapso na saúde, devido o município depender de vagas de UTIs do hospital de Floriano, que fica a 600 km de distância. 
Riacho Frio (a 865 km de Teresina) é a única cidade do Piauí com lockdown. A população enfrentou oito dias de bloqueio total e agora mais cinco. A cidade tem uma das maiores adesões ao isolamento social com índices acima de 70%.
O prefeito garantiu que funcionam apenas farmácias, supermercados e só entram no município os veículos de serviços de saúde e empresas fornecedoras de alimentos.
A cidade, que tem cerca de cinco mil habitantes, depende dos serviços de Corrente, que fica a 59 km de Riacho Frio. O prefeito alega que é uma prevenção, temendo a falta de estrutura hospitalar da  região.
"Corrente já tem um foco e está na fase crescente, e isso nos preocupa muito por que nós dependemos muito de Corrente. A única alternativa que estamos apostando é no isolamento social porque não tem vacina", afirmou o prefeito, que é presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul.

De acordo com o prefeito, é obrigatório o uso de máscaras e a população só está saindo quando houver necessidade. 
"A cidade está em lockdown, não está entrando e nem saindo veículos e todos os moradores só estão saindo em extrema necessidade. Distribuímos mais de duas mil máscaras para a população. O município está fazendo barreiras sanitárias e só estamos autorizando a entrada de serviços essenciais. Teve um ônibus de Brasília que barramos e teve que voltar", disse o prefeito. 
Riacho Frio faz divisa com os municípios piauienses de  Corrente (16 casos confirmados de Covid-19), Curimatá (dois casos confirmados) Parnaguá e Gilbués, (sem casos diagnosticados até o momento). 
Ontem, o município realizou teste para a covid-19 em profissionais de saúde e deu negativo, segundo o prefeito. 




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.