COM MEDO DE CONTAMINAÇÃO, MORADORES MONTAM BARREIRA SANITÁRIA NO PIAUÍ.


Fonte: Portal Matiense
Moradores do Povoado Barrinha, zona rural de Matias Olímpio-PI, que é a principal via de acesso ao estado vizinho do Maranhão, que sofriam com o intenso tráfego de pessoas do referido estado, resolveram montar a sua própria barreira sanitária, mesmo sabendo dos riscos que estariam tendo sem a orientação adequada.
A decisão, segundo o residente no povoado, Wanderson de Araújo, foi tomada em decorrência do constante tráfego de pessoas oriundas do Povoado Repartição, primeiro município do vizinho estado do Maranhão, que estaria causando pânico na população.
“Ontem acordamos com dois padeiros vindos do Maranhão batendo em nossa porta, isso nos causa pânico, não é preconceito e sim o medo de sermos contaminados pelo vírus.” relatou uma moradora.
Outro Lado A coordenadora de atenção básica através de nota se manifestou em relação a barreira montada pelos moradores do município: “Fizemos o bloqueio nos meios de transportes de lá, canoas e balsa, mas devido ao descumprimento por parte dos canoeiros do lado do Maranhão aumentou o fluxo de pessoas na localidade e devido a esse fato, tomaram a excelente iniciativa de cercar a entrada pelo rio e a barreira na entrada da localidade. Tentamos conter essa travessia de diversas maneiras, mas acredito que com essa atitude a própria população tenha conseguido. Estão todos de parabéns a localidade Barrinha.” afirmou Sandra Regina.
Perguntada sobre o fim das barreiras, Sandra Regina se absteve de entregar maiores informações: “Gostaria de não me colocar ainda sobre essa paralisação porque ainda não sentei com a equipe das barreiras para ouvir cada um sobre a paralisação. Alguns desejam continuar, outros informam que desejam parar devido ao pagamento de diárias, portanto se continuarão ou não, só poderei lhe responder quando discutirmos isso em equipe.” complementou a coordenadora.
Perguntada sobre a montagem de uma barreira sanitária mais intensa no Povoado Barrinha, Sandra citou alguns fatos relativos a equipe de saúde: “Seria importante em cada uma das muitas entradas e saídas da cidade, super válidas. O problema é o número de pessoas que temos para compor as barreiras. Dificilmente a própria população deseja contribuir como ocorreu na Barrinha.”
Em uma parte do vídeo quando foi questionada por sua fala que daria a entender que a Secretaria de Saúde estaria repassando somente para a população a responsabilidade da barreira sanitária, Sandra relatou que não seria possível a colocação de agentes de saúde da região para auxiliar os moradores nas barreiras e assumiu o compromisso com todos os moradores do povoado.
“Na barrinha isso não seria possível, a maioria dos agentes de saúde de lá tem comorbidades e não participam nem mesmo das barreiras daqui. Nunca transferimos nossa responsabilidade para população, até por que temos a nossa e a população também tem a dela. Por essa razão nunca solicitamos a população que fizesse barreiras sanitárias. Admiro e parabenizo a Barrinha pelo feito, até porque seria uma falta de compromisso da Secretaria de Saúde não os auxiliar na barreira sanitária. Solicitamos junto a coordenadora de atenção básica de saúde do município o rodizio de profissionais de saúde do município para auxiliar os moradores na barreira sanitária, que vale lembrar mais uma vez que foi de atitude da população a montagem da barreira sanitária” declarou Sandra.







Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.