IPIRANGA DO PIAUÍ | UBSS SÃO FECHADAS APÓS DOIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE TESTAREM POSITIVO PARA COVID-19.


Fonte: G1

 Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram fechadas para a sanitização em Ipiranga do Piauí, cidade a 280 km da capital Teresina. O procedimento de limpeza começou na segunda (8) e continua nesta terça-feira (9).

A medida faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Saúde para conter a disseminação do coronavírus na cidade. Até o momento, Ipiranga possui 11 casos confirmados, sendo que dois dos que testaram positivo para a Covid-19 são profissionais que atuam na área da saúde.
Em entrevista ao G1, o secretário de saúde Valdemar Marinho informou que os atendimentos foram centralizados em uma UBS localizada na sede da secretaria. O objetivo foi diminuir a exposição dos profissionais e, ao mesmo tempo, garantir o atendimento à população.
“Nós estamos montando uma ação de isolamento social para as pessoas que foram confirmadas com a Covid-19. Essa é uma das ações. Nós centralizamos o atendimento em uma UBS que está bem específico, sendo para urgência e relacionado às síndromes gripais”, afirmou o secretário.
“Nós fizemos uma escala mantendo o funcionamento com os profissionais, mas com uma escala específica, com a redução da carga horária deles, justamente para expor os profissionais cada vez menos e manter o atendimento”, explicou.
As duas UBSs que foram fechadas estão passando por sanitização nessa segunda (8) e terça-feira (9). Após o trabalho encerrar, será programado o retorno delas.
“Foi uma medida imediata. Nós estamos programando o retorno após a sanitização, a higienização e fazendo um trabalho para bloquear o vírus. Houve um trabalho realizado na segunda-feira (8) de sanitização e ele continua nesta terça-feira (9). Nós estamos organizando o retorno delas. Ele deve ser programado, mas todos os atendimentos assistenciais estão mantidos”, assegurou o secretário.
A sanitização também irá acontecer em comércios, farmácias, correspondentes bancários, no hospital, açougues, terminal rodoviário e ruas que apresentem uma maior movimentação de pessoas.

 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.