MUNICÍPIO DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ ZERA CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS


O município de Morro Cabeça no Tempo, a 874km ao Sul de Teresina, zerou os casos de covid-19. Após registrar 19 pessoas com a doença, a cidade está há dez dias sem a presença de novos casos. Segundo a Secretaria de Saúde local, do total de pacientes contaminados, apenas um precisou de internação.
"Hoje estamos zerados, mas o trabalho continua", disse a secretária de saúde Neide Batista.
Uma das ações que a gestora considera de grande importância para que o município atingisse o feito é o Programa "Busca Ativa", que tem o objetivo de rastrear rapidamente os números de casos propiciando informações sobre isolamento, tratamento na fase inicial, evitando o contágio de outras pessoas.
"O Busca Ativa nos ajudou muito a identificar o foco. Na última terça, inauguramos o centro covid, que conta com médico, enfermeiros e técnicos, além realizar modificações na UBS. Tudo isso é uma exigência do programa. De todos os nossos casos, só um ficou internado. Os outros foram tratados em domicílio. Hoje tem dez dias que estamos sem caso no município", explicou a gestora.
Segundo o governo do estado, o “Busca Ativa” já está presente em mais de 95% dos municípios piauienses. O programa consiste na utilização do aplicativo Monitora Covid, combinado com telefonemas para monitorar os sintomas de pacientes suspeitos e confirmados de covid-19 em suas casas, com visitas domiciliares para verificar os níveis de oxigênio e testar familiares, mesmo que assintomáticos.
“Quando testamos um familiar de alguém que deu positivo e ele também dá positivo, essa pessoa já se isola, evitando contaminar outras pessoas. Ela também já fica em observação dos sintomas e evita contaminar uma pessoa que tenha comorbidades e venha a precisar de uma UTI. É uma cadeia que a gente vai quebrando”, explica a gerente de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dília Falcão.
Sem casos
Dos 224 municípios do estado, apenas três não têm casos de contaminação pelo coronavírus (Arraial, Canavieira e Jardim do Mulato). A Covid-19 está presente em 98,7% do território piauiense. Até esta quinta, foram registrados 57.100 casos e 1.436 óbitos pela doença.
Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.