AGÊNCIAS DO INSS REABREM NA PRÓXIMA SEGUNDA APÓS SEIS MESES FECHADAS
O
ÓRGÃO AFIRMA QUE, POR ENQUANTO, O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS POSTOS SERÁ
REDUZIDO, DAS 7H ÀS 13H.
NO
HORÁRIO DAS 7H ÀS 13H
LAÍSA DALL'AGNOL - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Após ficarem fechadas por quase seis
meses, as agências da Previdência Social deverão começar o processo gradual de
reabertura na próxima segunda-feira (14), confirmou o INSS (Instituto Nacional
do Seguro Social).
O órgão afirma que, por enquanto, o
horário de funcionamento dos postos será reduzido, das 7h às 13h, e que o
atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio
pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O INSS diz ainda que, como forma de
prevenção à Covid-19, providenciou materiais de segurança e higiene, tais como
equipamentos de proteção individual (luvas, máscaras, escudos faciais, aventais
e toucas), álcool em gel, lixeiras com tampa e pedais (para que não haja
contato com materiais descartados) e barreiras de acrílico nos guichês de
atendimento.
Protocolos como medição de temperatura
na entrada das agências e intensificação da limpeza dos ambientes também foram
adotados.
"As agências que reabrirão
seguirão todos os protocolos de distanciamento, com a devida sinalização nos
pisos e demais orientações. Em cartazes, constarão todos os protocolos de
segurança e a sinalização por cor em cada área das agências, alertando
segurados e servidores de que, naqueles locais, é obrigatório o uso de
determinados equipamentos de proteção", afirma o órgão, que diz que também
adotou a medição de temperatura obrigatório na entrada.
As tentativas de retomada do
atendimento presencial, que foi suspenso devido à pandemia da Covid-19, já
vinham se arrastando há meses. Em meio a resistência e ameaças de greve por
parte dos servidores da Previdência, a reabertura chegou a ser adiada sete
vezes. Representantes da categoria queixavam-se da falta de segurança e higiene
nos postos.
O atendimento, durante o período em que
os postos estão fechados, está sendo feito de forma remota, exclusivamente pelo
telefone, na Central 135, ou pelo portal Meu INSS e aplicativo para celular.
Enquanto aguarda, o segurado tem, além
do telefone e da internet, a opção de atendimento pelo sistema drive-thru, no
qual é possível entregar cópias de documentos em urnas colocadas na frente das
agências em todo o país.
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