JORNALISTA KAIO AMARAL MORRE AOS 24 ANOS, VÍTIMA DE CÂNCER

 Atualizada às 8h55

O jornalista parnaibano Kairo Amaral, 24 anos, morreu após luta contra o câncer. No Piauí, ele trabalhou em várias emissoras de rádio e TV e também era cronista esportivo. 

O jornalista morreu na madrugada desta quarta-feira (17). O corpo de Kairo está sendo velado em um salão funerário na Rua álvaro Mendes, no centro de Parnaíba. O sepultamento está previsto para 16h. 

Kairo Amaral tinha rabdomiossarcoma, um tipo de câncer que surge de células que desenvolvem os músculos estriados da musculatura esquelética e, geralmente, atinge pessoas jovens. O tumor maligno faz parte do grupo de sarcomas de partes moles. Ele descobriu a doença em junho do ano passado após sentir nódulos no pulso, cotovelo e axila, todos no braço esquerdo.. Durante o tratamento, ele foi submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia. 

Foto: reprodução Instagram

Kairo Amaral ao lado do médico oncologista Claudio Rocha que o acompanhava em seu tratamento

Em abril deste ano, o jornalista fez uma live após recuperação de meses de tratamento. Pelas redes sociais, ele disse:

"Estou feliz, o cabelo crescendo novamente e estou voltando a sorrir [...] já estou pensando no dia do primeiro ao vivo, que eu vá falar na TV, pensando na emoção que vai ser voltar a fazer o que a gente ama".

Gláucio Rezende, tio do jornalista, informou que ele morreu por volta das 3 h da manhã em casa no bairro Piauí, em Parnaíba, após  complicações nos rins.  

"Ele estava debilitado, fazia hemodiálise após ter uma crise que passou 20 dias sem conseguir urinar. Mas, ele sempre tinha pensamento positivo, queria viver e lutou muito, era um obstinado", disse o tio. 

O jornalista era figura conhecida no estado, principalmente pela atuação no Rádio e televisão. Iniciou na profissão aos 16 anos com o tio Gláucio em uma rádio comunitária. Em 2013, trabalhou na TV Costa Norte, afiliada da TV Cultura no Piauí, depois fez reportagens na TV Meio Norte e atualmente estava na TV Clube, afiliada da Globo no Piauí.  

O seu trabalho mais recente foi na Rádio Liderança. O jornalista Tiago Mendes que dividia o programa com Kairo conta que ele era um profissional apaixonado pelo jornalismo. 

"Ele estava cheio de planos, queria cobrir as eleições, mas há um mês teve uma crise nos rins, foi internado e há uma semana tratava a doença em casa. Era um profissional determinado, independente, que amava a profissão, incansável. Uma grande perda para o jornalismo".

Tratamento afetou o coração

O diretor de jornalismo da TV Clube, Claudinei Moreira, lamentou a morte do jornalista, informou em nota que o tratamento afetou o coração de Kairo e detalhou a luta do profissional. 

Veja na íntegra:

"Kairo Amaral Rezende tinha 24 anos. Com um talento especial para contar histórias começou a trabalhar na TV Clube no dia 16 de abril de 2018. Era o correspondente da TV Clube em Parnaíba. E de lá mostrou histórias do povo, defendeu direitos dos cidadãos e apareceu para o Piauí e para o Brasil em entradas em telejornais da TV Globo. Em agosto de 2019 recebeu o diagnóstico de que estava com uma espécie rara de câncer. O rhabdomyosarcoma alveolar. Foi quando se afastou das atividades na TV para se tratar. Fez quimioterapia e radioterapia. Em algumas situações precisou ser transferido de Parnaíba para Teresina para ficar em tratamento na unidade de terapia intensiva. Vinha rotineiramente a Teresina para fazer primeiramente as sessões de quimioterapia e depois de radioterapia. Até que a doença foi dada como controlada. Só que esse tratamento afetou o coração do Kairo que começou a hipertrofiar. Além disso, o rim e o pulmão também foram afetados. Em algumas situações ele precisou fazer diálise. Neste ano o câncer voltou e os médicos planejaram uma quimioterapia mais leve, que não afetasse tanto o coração. Seriam três sessões apenas. Mas ele só chegou a fazer duas. O coração inchou muito, ficou lento. Era como se aos 24 anos o  Kairo tivesse o coração de uma pessoa de noventa. Há alguns meses teve o exame positivo para Covid. Mas, já estava curado. Na madrugada de hoje Kairo faleceu de infarto. Jovem, talentoso, e com uma energia quem que envolvia toda a equipe que trabalhava com ele. À família do Kairo, a família TV Clube só tem a agradecer pelo convívio curto, mas intenso e de muito aprendizado".

 

Graciane Sousa Yala Sena
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.