COM APENAS 8% DA POPULAÇÃO VACINADA ,SECRETARIA DE SAÚDE TEME REGISTRO DE SARAMPO NO PIAUÍ

 

Devido à baixa cobertura vacinal, o sarampo, que já foi considerado uma doença erradicada do Brasil, pode voltar a alguns municípios do Piauí, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O órgão informou que sete casos suspeitos já foram notificados, investigados e descartados no estado, o que gerou um alerta.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, durante a pandemia da Covid-19, poucas pessoas procuraram o serviço de saúde para poder se imunizar.

Para Herlon Guimarães, a questão da pandemia da Covid-19 não pode ser tornar um empecilho para que a população procure a vacina de outras doenças.

Ele ressalta que há seis anos o Piauí não consegue atingir a meta de cobertura vacinal no Estado. “A meta é 95% da população e nesse ano, cerca de quatro campanhas do sarampo foram adiadas por não conseguirmos atingir essa meta”, disse.

“Apenas 8% da população está contando como vacinada, muito distante da meta”, ressaltou o superintendente

Alerta para outras doenças

O superintendente ressaltou que todas as doenças, não apenas o sarampo, podem voltar a ter um surto no estado. Ele reforçou que principalmente crianças e idosos devem colocar seus cartões de vacinação em dia.

“Diversas vacinas estão disponíveis nos postos e de forma gratuita. Não podemos deixar uma porta aberta para que doenças. Vacina é prevenção”, reforçou Herlon Guimarães.
Fonte: G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.