VACA É ATROPELADA E POPULARES LEVAM CARNE PRA CASA.

Uma vaca foi atropelada por um carro na noite dessa terça-feira (29) na Avenida Poty Velho, que dá acesso à região da Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.

Após o acidente, populares decidiram “retalhar” o animal, que estava às margens da avenide, e levar pedaços de carne para casa. Não se sabe se a vaca morreu pelo atropelamento ou após sofrer os cortes de facão. 

Vídeos mostram o momento em que a vaca é retalhada. Em uma das  gravações, um pedaço do animal é levado na garupa de um motociclista, que chega a comemorar o fato de ter conseguido a carne.

O médico veterinário Jefferson Alcântara alerta que a atitude dos populares foi errada e pode causar riscos à saúde. Ele explica que o abatimento deve ser feito em local adequado, seguindo um protocolo sanitário. 

“A carne tem que ser inspecionada por um serviço de inspeção municipal, estadual ou federal . Tem que ser usados equipamentos e utensílios corretos e esterilizados para isso. Qualquer animal que vai ser abatido tem que ser feito no local correto. Nesse abatedouro vai chegar esse animal com os documentos sanitários, o veterinário vai colocar o animal em jejum por 16 horas para observar se o animal tem algum tipo de doença”, explica.

Segundo o especialista, em caso de morte provocada por atropelamento, o correto é enterrar ou cremar o animal em local apropriado. 

Izabella Pimentel
Com informações de Tiago Melo
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.