A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA RECUPERAÇÃO DA COVID-19

 Pacientes em UTI, internados devido à Covid-19, precisam de fisioterapia na recuperação.


Créditos: Arquivo / Agência Brasil

O coronavírus causa uma inflamação muito grande nos pulmões, afetando diretamente a troca gasosa e, por isso, os pacientes entram em falência respiratória muito rapidamente. Dessa forma, a fisioterapia tem papel fundamental tanto no início do tratamento como na recuperação da Covid-19, a infecção causada pelo coronavírus.

Segundo Natália Varella, fisioterapeuta intensivista do Hospital São Vicente, de Curitiba (PR), a fisioterapia é dividida em duas áreas: a motora e a respiratória. A motora normalmente é a mais conhecida. No caso da Covid-19, a respiratória tem grande importância dentro da UTI. “Começamos fazendo uma avaliação do padrão ventilatório do paciente, se ele está com esforço, se precisa de suporte ventilatório maior, seja a ventilação não invasiva ou a mecânica invasiva, o que é sempre discutido com uma equipe multidisciplinar”, conta.

Passado o período crítico, é preciso retirar o suporte ventilatório. Nessa segunda fase, entra junto a fisioterapia motora, para o paciente ganhar a força muscular perdida nesse período de mobilização. Além da otimização da higiene brônquica e, por fim, que ele consiga respirar sozinho.

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.