W. DIAS DEFENDE VACINAÇÃO IMEDIATA NO PIAUÍ E NO BRAIL

 

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, comemorou a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), neste domingo (18), do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford. O chefe do Executivo piauiense defende que a agenda que estava marcada para a próxima terça-feira (19) com o Ministro da  Saúde, Fórum dos Governadores e outras autoridades, seja antecipada para esta segunda-feira (18), incluindo a entrega das vacinas aos estados para início imediato da vacinação em todo o Brasil.

“Com a aprovação da Anvisa hoje, já pedimos para antecipar para amanhã a entrega simbólica da vacina para os 26 estados e Distrito Federal e concordamos que seja em Guarulhos-SP, unificação da data para início da vacinação e início imediato da entrega. Defendemos que é possível, com uso de aeronaves, ter vacinas em cada estado até terça-feira (19) à noite. Portanto, é real a possibilidade de iniciar vacinação no próximo dia 20”, destacou Wellington.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, condicionado à assinatura de termo de compromisso e publicação no Diário Oficial da União. 

Já a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, a aprovação temporária da agência é para o emergencial referente a 2 milhões de doses.

O Governo do Estado enviou na sexta-feira (15) as seringas e demais insumos necessários à primeira etapa da vacinação para as Regionais de Saúde do Estado. A partir desta segunda-feira (18), os municípios já iniciam a receber o material necessário para o processo de imunização.

Fonte: Meio Norte 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.