CHEGAMOS A UMA LINHA DE PERIGO MUITO ELEVADA, DIZ W. DIAS SOBRE A COVID

 


 Imprimir


O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (22) que o Piauí chegou em uma linha de perigo muito elevada para a covid-19. A alta transmissibilidade do coronavírus e a ocupação de leitos de UTI foram determinantes para o governo decretar um  novo “lockdown parcial”. As medidas começam a valer na quarta-feira (24).

“Ou a gente adota essas medidas agora ou vamos ter que fazer de qualquer jeito e numa situação muito pior. A gente vinha prevenindo, mas chegamos em uma linha de perigo muito elevada”, disse Wellington Dias em entrevista à TV Cidade Verde.

O governador ressaltou que não tomaria as medidas se não tivesse uma orientação do COE (Comitê de Operações Emergenciais). “Eu não tomaria essas medidas se não fosse por uma recomendação técnica para que a gente possa conter até 7 de março o coronavírus. O objetivo é proteger as pessoas dessa transmissão. O vírus está bem mais agressivo, está matando mais”, declarou.

Segundo o governador, as medidas valem para todo o estado. “Eu mesmo cheguei a ponderar a possibilidade de fazer apenas por regiões, mas o comitê avaliou tecnicamente que se faz restrição em uma região, as pessoas movimentam outras. Acredito que, por tudo que a gente já fez, temos chances de bons resultados. Vamos fazer acompanhamento semanal.

Ainda de acordo com Wellington Dias, o principal objetivo é evitar ao máximo o contato entre as pessoas. “No primeiro minuto de quarta-feira colocamos medidas que colocam mais restrição na movimentação das pessoas. Queremos alcançar com essas medidas, menos contato entre as pessoas e o risco de uma levar coronavírus pra outras”, comentou.

Foto: Roberta Aline

Para o governador, o momento é o mais dramático desde o início da pandemia no Piauí. “Nós estamos vivendo o momento mais dramático do Brasil e do Piauí. Estamos em uma situação de elevada transmissibilidade. São milhões de pessoas que estão com o coronavírus e junto com o coronavíruas as variantes”, destaca, ressaltando a situação delicada de regiões no interior.

“O Piauí e mais 20 estados brasileiros estão com regiões de saúde com elevada ocupação de leitos hospitalares. As regiões de Parnaíba, Piripiri, Teresina, Floriano e Bom Jesus estão com elevada ocupação de leitos clínicos e de UTI. Já aumentamos cerca de 130 leitos de UTIs desde o Natal. Agora tem a consequência do pré-carnaval. Mesmo que a gente tivesse uma capacidade técnica estamos com dificuldade de recursos humanos”, afirmou.

Escolas com aulas remotas

Sobre as escolas, o governador ressaltou que, até 7 de março, as aulas passam a ser totalmente no formato remoto. 

“A

 restrição é pra valer para todos. Até 7 de março todas as atividades do setor público ou privado, eventos esportivos, shows, comemorações. Tomamos uma medida em que as escolas que iam retomar, não vão retomar. Aquelas que retornaram vão voltar para o virtual até 7 de março para que a gente não tenha essa movimentação”, finalizou.Hérlon Moraes

herlonmoraes@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.