PIAUÍ | 5 MUNICÍPIOS ESTÃO EM ALERTA POR HISTÓRICO DE ENCHENTES DEVIDO AS CHUVAS

 

Pelo menos cinco municípios estão com alerta de enchentes devido as chuvas intensas no norte do Estado: Barras, Batalha, Esperantina, Parnaíba e União. Além das ações de prevenção para as famílias em área de risco, a Defesa Civil destaca ainda que é preciso ter cuidado com o contágio da Covid-19.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela, disse que está encaminhando aos municípios um ofício com medidas de prevenção, verificação de áreas de risco e cuidados com o coronavírus.

“Vamos encaminhar um ofício aos municípios com medidas sobre o que fazer em caso de enchentes e, principalmente, medidas de prevenção à população em geral. Precisamos do empenho dos gestores com algumas ações, como limpeza de vias públicas, desassoreamento de córregos e verificação de áreas de riscos. Também vamos pedir a colaboração dos gestores de cidades com histórico de enchentes, principalmente porque ainda estamos no período de pandemia, caso seja necessário abrigar famílias”, destacou o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela.

No documento que está sendo preparado à população em geral, destacam-se dicas de segurança. Entre elas está:
em caso de chuva forte, ficar em local protegido;

  • evitar ficar embaixo de árvores;
  • durante a incidência de raios evitar ter contato com a rede elétrica;
  • se tiver que sair durante uma forte chuva, evitar passar em enxurradas e informar aos órgãos competentes sobre a iminência ou ocorrência de um desastre.

Aos gestores de cidades com histórico de enchentes, a Defesa Civil destaca os cuidados com abrigos para evitar a transmissão do novo coronavírus, como por exemplo, evitar ter famílias distintas abrigadas em um mesmo local.

O documento pede ainda que seja feito um levantamento no município de famílias em áreas de risco de acordo com situações de anos anteriores, principalmente as que ficam localizadas às margens de riachos ou córregos.


Via Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.