SESAPI TREINA NOVOS GESTORES MUNICIPAIS SOBRE EFEITOS ADVERSOS DA VACINA CONTRA COVID-19

 

DE FORMA VIRTUAL 

A ideia é reunir todos os profissionais de saúde dos municípios e regionais, envolvidos no processo de notificação.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta segunda-feira (1º), às 14h30, de forma virtual, treinamento sobre os novos informes referente à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, com ênfase nos eventos adversos, para orientar os municípios como abrirem os protocolos de investigação e realizarem as notificações via sistema.

Segundo Cristiane Moura Fé, diretora da Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas), a ideia é reunir todos os profissionais de saúde dos municípios e regionais, envolvidos no processo de notificação e início das investigações de reações adversas pós-vacinais para que participem de capacitações sobre como realizar as notificações para serem investigadas.

“O treinamento terá orientações de cadastramento, preenchimento de fichas via sistemas de informações, o E-SUS notifica e o sistema de vigilância para eventos adversos. Queremos orientar os profissionais que estão nos municípios realizando a imunização, para que eles estejam preparados a lidarem com todas as possibilidades que já são previstas de efeitos colaterais do fabricante de cada um dos tipos de vacinas que estão sendo oferecidas para a população”, explica Cristiane.

A diretora destaca que o treinamento será desde o estudo da bula até o processo de notificação via sistema. “O processo de investigação de eventos adversos pós-vacinais consiste na notificação e investigação, que se dar por várias vias como histórico clínico, para investigar se a queixa tem relação com o uso da vacina contra Covid 19, para que seja analisado”, conclui Moura Fé.

 Fonte: Com informações da Ascom


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.