4 CAPITAIS INTERROMPEM VACINAÇÃO CONTRA COVID, POR FALTA DE DOSES

 

Divulgação/GESP

Ao menos quatro capitais – Rio Branco, Rio de Janeiro, João Pessoa e Aracaju – interromperam a aplicação da primeira dose por fim de estoque de vacinas. Além dessas quatro cidades, Maceió anunciou na segunda (15) que começaria a vacinar um novo grupo etário nesta terça-feira, o que não aconteceu (leia mais abaixo).

Esta não é a primeira vez que capitais interrompem a aplicação de imunizantes contra Covid-19 desde o início da vacinação, em janeiro. Em fevereiro, os baixos estoques levaram à suspensão ou à restrição de aplicação de doses em cidades como SalvadorCampo GrandeCuritiba e Fortaleza.

Até esta terça-feira, o Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina conta Covid-19 em cerca de 10 milhões de pessoas, o que equivale a 4,7% da população do país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta segunda-feira, foram distribuídas 20 milhões de doses aos estados. Em janeiro e fevereiro, o país recebeu 16,9 milhões de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford. Durante este mês, até 31 de março, de acordo com o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Brasil terá recebido mais 38 milhões.

Capitais que suspenderam a aplicação da 1ª dose:
Veja perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19

Veja perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19

Em Maceió, os idosos até 75 anos foram vacinados até domingo e a prefeitura anunciou na segunda-feira (15) que um novo grupo – ainda não definido – começaria a ser vacinado nesta terça (16), o que não ocorreu até a publicação desta reportagem. A Secretaria Municipal de Saúde da capital alagoana informou que a cidade tem doses dos imunizantes para recomeçar a vacinação na quarta (17).

G1 questionou o Ministério da Saúde sobre as novas interrupções da vacinação contra Covid-19 em capitais, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Na segunda (15), o Instituto Butantan enviou ao Ministério da Saúde um lote com 3,3 milhões de doses da CoronaVac. A reportagem perguntou também quando essas novas doses seriam enviadas aos estados, mas não obteve resposta.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.