AGRICULTORA DO PIAUÍ DE 64 ANOS SERÁ HOMENAGEADA EM PROGRAMA DA GLOBO NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Histórias de cinco mulheres de idades, crenças e lugares diferentes do Brasil serão apresentadas no programa ‘Falas Femininas’, especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que irá ao ar no dia 8 de março na TV Globo. Com informações do Gshow.

Uma das 05 mulheres protagonistas que serão homenageadas é a piauiense, Maria Sebastiana Torres da Silva, 59 anos. Natural de São Raimundo Nonato, a agricultora não frequentou a escola porque tinha que trabalhar na roça, mas aprendeu a tocar sozinha uma sanfona que encontrou abandonada. E conciliou o trabalho na lavoura com apresentações em festas para conseguir dinheiro para criar os filhos

Maria Sebastiana tem sua história de luta e conquista dividida com o público em ‘Falas Femininas’ — Foto: Globo / Divulgação

Ela teve nove filhos sete estão vivos, é avó de 14 netos e continua a trabalhar como agricultora. Em 2019, entrou em uma escola para alfabetização de adultos, onde aprendeu a escrever seu nome.

Assista e conheça mais de Maria Sebastiana

 

Com uma equipe majoritariamente feminina, o programa em formato documental destaca trajetórias inspiradoras, valoriza a potência da mulher brasileira e provoca uma conversa franca sobre alguns dos dilemas femininos da atualidade.

“Falas Femininas quer ampliar essas vozes, ao mesmo tempo em que serve como um espelho, para que elas enxerguem e reconheçam seu próprio valor. A partir de uma câmera documental, sensível e cúmplice, o especial revela ao público e às próprias protagonistas a força e a beleza de suas histórias. Nem elas se viam assim”, diz Patricia.

“A escolha das personagens partiu do desejo de mostrar histórias ainda desconhecidas, mas fortes e extremamente representativas da população brasileira. No especial, vamos conhecer melhor as pessoas por trás dos postos de trabalho ou status social e mergulhar fundo nas suas vidas. Todas essas mulheres carregam marcas e cicatrizes de uma história dura e muito batalhada. Entretanto, isso não impede que tenham alegria, espontaneidade e leveza para superar os problemas e enxergar a vida com esperança. No slam ou na sanfona, na cozinha ou no hospital, elas têm a garra e a força típicas da mulher brasileira”, completa Antonia Prado.

Além da parte documental em que a equipe acompanhou o dia a dia dessas mulheres, o especial traz um segundo momento: nos Estúdios Globo, em São Paulo, elas se encontraram em um bate-papo mediado por Fabiana Karla, também da equipe criadora do programa. Para valorizar a trajetória das cinco, o especial termina prestando uma grande homenagem a cada uma delas. Ao final do encontro em São Paulo, elas foram convidadas a participar de um ensaio fotográfico.

Cinco mulheres protagonistas do Falas Femininas (divulgação/TV Globo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.