GOVERNO ADOTARÁ FERIADÃO ANTICOVID POR 10 DIAS

 

O governador Wellington Dias (PT) publicará decreto adotando medidas restritivas para os próximos 10 dias, alternando feriados, pontos facultativos e finais de semana. A proposta é permitir apenas o funcionamento de atividades essenciais na Semana Santa, evitando a circulação de pessoas e tentando frear a transmissão da Covid-19.

Na noite desta quinta-feira (25), o prefeito Dr. Pessoa (MDB) anunciou a antecipação do feriado do aniversário de Teresina e confirmou que seguirá o decreto estadual.

Wellington Dias já vinha anunciando as medidas, mas precisava do aval das 17 entidades que compõe o COE (Comitê de Operações Emergenciais) ampliado para evitar judicialização ou descompassos com as instituições e os prefeitos. Todos aprovaram as medidas após reunião durante toda a tarde desta quinta.

A restrição inicia na sexta-feira (26), feriado antecipado do dia de Nossa Senhora Aparecida, quando vigoram as restrições já praticadas nos fins-de-semana.

Veja calendário da quarentena

Dia 26 – feriado Nossa Senhora Aparecida
Dia 27 – sábado – lockdown parcial
Dia 28 – domingo – lockdown parcial
Dia 29 – segunda-feira – ponto facultativo
Dia 30 – terça-feira – feriado Corpus Christi
Dia 31 – quarta-feira – orientação do governo é antecipar aniversários dos municípios – acordo com APPM
Dia 1/abril – quinta-feira – ponto facultativo
Dia 2/abril – sexta-feira – feriado da Semana Santa
Dia 3/abril – sábado – lockdown parcial
Dia 4/abril – domingo – lockdown parcial

“A maioria dos municípios vai antecipar os feriados. Alguns editarão decretos ainda mais rígidos, prevendo até fechamento de bares” afirmou Paulo César, presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O governador Wellington Dias explicou que as medidas restritivas adotadas ao longo das últimas semanas, já apresentam resultados positivos. Segundo ele, a curva de transmissibilidade do coronavírus no Piauí, reduziu de 1,4 para 1,1. Isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas, contaminam 110 pessoas. O objetivo é reduzir o índice abaixo de 1.

O chefe do executivo estadual determinou também o reforço de barreiras sanitárias em aeroportos, nas divisas do estado e limites entre municípios. O programa Busca Ativa seguirá funcionando, promovendo rastreio de novos casos da doença.

“Identificando pessoas doentes e tirando pessoas da circulação normal, associando à vacinação, esperamos recuar no número de internação reduzindo a fila de espera e ao mesmo tempo termos menos pessoas doentes no Piauí” registrou Dias.

“É um recolhimento para que possamos verdadeiramente combater este vírus, com sacrifícios de todas as partes. Reiteramos nosso apoio, mesmo diante do descontentamento, sabendo que é algo necessário” afirmou Sávio Normando, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas.

Lei seca e restringir transporte entre municípios

O governo deve restringir o transporte intermunicipal de passageiros e a venda de bebidas alcoólicas durante o período de maior isolamento social. Uma das preocupações é reduzir os acidentes automobilísticos e a consequente ocupação de leitos hospitalares que eles ocasionam. Outra intenção é minimizar o fluxo do vírus da capital para as comunidades do interior, através da migração de pessoas.

As cidades litorâneas estão sendo orientadas a restringir o acesso às praias.


Via Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.