MARCELO QUEIROGA É O NOVO MINISTRO DA SAÚDE, ANUNCIA BOLSONARO

 

Médico conversou com presidente da República no Palácio do Planalto nesta segunda-feira.

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro irá nomear o cardiologista Marcelo Queiroga como ministro da Saúde no lugar de Eduardo Pazuello. Nesta segunda-feira, Queiroga esteve com Bolsonaro no Palácio do Planalto. A reunião durou por volta de três horas.

É a quarta troca no Ministério da Saúde desde o início da pandemia. O nome foi anunciado em conversa com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada.

— Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, já conhecia há alguns anos, então não é uma pessoa que eu tomei conhecimento de poucos dias, tem tudo, no meu entender, para fazer um bom trabalho, dando prosseguimento em tudo o que o Pazuello fez até hoje.

Bolsonaro disse que, pela formação em medicina, Queiroga é "muito mais entendido" na área de saúde do que Pazuello e vai fazer outros programas, além de citar o plano de vacinação.

O presidente elogiou o atual ministro da Saúde na área de gestão, mas disse que é momento de partir "para uma parte mais agressiva no tocante ao combate ao vírus".

A nomeação, segundo Bolsonaro, vai ser publicada amanhã no Diário Oficial da União (DOU). Está previsto um período de transição de cerca de duas semanas.

Queiroga, segundo auxiliares do presidente, atende o perfil mais desejado para substituir Pazuello: médico. alinhado a Bolsonaro, que tenha capacidade de acalmar a população e tomar decisões. Entretanto, um ponto inegociável é que o futuro ministro compactue com o presidente em ser contra as medidas de isolamento social.

Em entrevista ao GLOBO neste domingo, Queiroga disse que a prioridade nesse momento é a vacinação.

— A grande expectativa é de implementar um programa de vacinação amplo no Brasil. Temos que vacinar nossa população, é a esperança que temos para reduzir o impacto da pandemia e a redução das internações hospitalares e dos óbitos decorrentes da Covid-19.

Pela manhã, o presidente recebeu a médica Ludhmilla Hajjar que foi desconsiderada para a função. Mas, segundo auxiliares, Bolsonaro já havia desistido de formalizar o convite para a médica antes mesmo que ela anunciasse que recusaria a proposta.

Marcelo Queiroga é tido como nome de confiança de Bolsonaro. Em 2020, o presidente o indicou para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele aguarda uma sabatina no Senado Federal para poder assumir o cargo.

Queiroga é cardiologista, paraibano e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Ele explicou a especulação em torno de seu nome por conta de sua afinidade com o presidente.

— A especulação é por conta de o presidente ter me indicado para ocupar um cargo na ANS e, naturalmente, por ser um quadro técnico ligado ao grupo político do presidente da República.

Ele disse ainda que ser lembrado entre os cotados é "uma honra" e que acredita que, nesse momento, a prioridade do Ministério da Saúde é "implementar um programa de vacinação amplo no Brasil".

— Na época da transição de governo, estive no gabinete na área da saúde, e enfim, tenho uma afinidade política com o presidente desde antes de sua eleição. A isso que atribuo as especulações em torno do meu nome.

O GLOBO

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.