PIAUÍ RECEBE MAIS 64 MIL DOSES DE VACINAS PARA IDOSOS DE 75 A 79 ANOS

 

O Governo do Piauí anunciou que o estado recebe uma nova remessa de vacinas Coronavac na tarde desta quarta-feira (17). Esse é 8º lote e será de 64.400 doses da vacina. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que essas vacinas contemplará trabalhadores de saúde e idosos na faixa etária de 75 a 79 anos.

"As doses serão utilizadas para vacinar mais 7% dos trabalhadores de saúde do estado e mais 47% do grupo de idosos na faixa etária de 75 a 79 anos", informa a Sesapi.

A Sesapi é responsável pela logística de distribuição das vacinas no estado.  Já as Prefeituras Municipais são responsáveis pela organização e aplicação das vacinas no público-alvo.

O superintendente da atenção básica a saúde e municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, ressalta que as doses não são distribuídas em sua totalidade. ”Metade das doses nós já iremos distribuir a partir de amanhã para todos os nossos municípios". 

O lote corresponde a 1° e 2° doses dos grupos determinados pelo ministério, "além do quantitativo que será utilizado como reserva técnica, para suprir qualquer necessidade que surja por perda de vacinas", explica a Sesapi. A reserva técnica operacional permite à equipe a substituir frascos quebrados ou perda de vacina por falta de energia. 

Registro de vacinação

Herlon Guimarães pede que os Municípios registrem as doses aplicadas nos sites do Ministério da Saúde e da Sesapi para melhor transparência e acompanhamento. "Vacina feita, vacina registrada", pede o superintendente. 

“Pedimos que os Municípios registrem corretamente nos sites do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde o quantitativo de doses aplicadas. Precisamos ter esses dados registrados, pois os nossos Municípios começam a perceber que as doses que chegam para o nosso estado são em quantidades menores do que a população alvo. Dessa forma, com esses dados registrados corretamente, podemos entrar com um pedido junto ao Ministério por mais doses”, diz.

Pessoas com deficiência

A Sesapi confirma que a partir do próximo domingo (21) o estado vai incluir as pessoas com deficiência no público prioritário no seu plano de vacinação. 

“Neste domingo nós estaremos destinando doses para iniciar a vacinação das pessoas com deficiência. Nós ainda não temos doses suficientes para contemplar todo esse público, mas de forma escalonada iremos iniciar os trabalhos”.

Mais vacinas

O superintendente ressalta que quanto mais doses o Piauí receber mais rápido toda a população será vacinada. O gestor comenta que o Sistema Único de Saúde, as unidades de saúde e os profissionais estão preparados para realizar a vacinação, "mas precisamos de doses de vacina para que a gente tenha uma regularidade. E, com isso, no menor tempo possível, nós possamos fazer todo o público do Piauí".  

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.