PICOS-PI | JOVENS ESTÃO CHEGANDO COM FORMAS GRAVES DA COVID , ALERTA DIRETOR DO HOSPITAL JUSTINO LUZ

 

Pacientes infectados pelo novo coronavírus têm apresentado formas mais agressivas da doença. Tércio Luz, diretor técnico do Hospital Justino Luz, em Picos, diz que a situação é preocupante e que jovens estão contraindo a forma grave da doença e necessitam de entubação.

“Não é só o número que nos preocupa. O que tá acontecendo é que estamos vendo doentes com uma forma de doença mais agressiva, ou seja, já chegam com comprometimento pulmonar extenso e invertendo as curvas epidemiológicas: mais jovens estão chegando com formas graves da doença, inclusive sendo entubados. A preocupação é que quantos mais casos se tem da doença, mais pacientes são internados e vão precisar de UTI. É uma doença que não tem um tratamento específico. A gente melhorou os cuidados com os pacientes, mas ainda há muito o que se descobrir sobre um tratamento realmente curativo específico”, disse Luz.

Atualmente, a cidade de Picos tem 20 leitos de UTIs, sendo que 13% estão ocupados. A ocupação é de 65%, mas já chegou a 90% no início da semana. Sobre a abertura de mais leitos, Tércio Luz ressalta que falta espaço físico.

“Esta semana chegamos a 90% de ocupação dos leitos. Com altas e óbitos ocorridos estamos em 65%. Todo hospital está ocupado. Temos 30 leitos de UTI, mas dez são de UTI geral que tem uma demanda muita alta e não tem como retirá-la da parte hospitalar. Às vezes, a população fica com a expectativa de um ventilador mecânico que é o mais fácil. O Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado conseguiram garantir o fornecimento. O problema é que por trás do ventilador há uma equipe multiprofissional com médico, fisioterapeuta, técnico em Enfermagem e, muitas vezes, esses recursos humanos não são possíveis de conseguir”, explica Luz.

A cidade de Picos fica no Território Rio Guaribas e é referência para  45 municípios, totalizando quase 500 mil habitantes.

Graciane Sousa/Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.