W. DIAS LAMENTA VETOS DO PRESIDENTE NA LEI QUE AUTORIZA O ACESSO A CONSÓRCIO DE VACINAS CONTRA COVID-19

O governador Wellington Dias lamentou o veto de artigos da lei sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que autoriza o Executivo federal a aderir ao consórcio internacional Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para distribuir vacinas contra a Covid-19. A sanção foi publicada na madrugada desta terça-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU).

O presidente vetou seis artigos da nova lei, entre eles o que dava prazo de cinco dias para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a importação e uso de qualquer vacina contra a Covid-19, desde que aprovada por autoridade sanitária estrangeira, de países como os Estados Unidos. O artigo havia sido incluído pelo Congresso Nacional. O presidetne também vetou o dispositivo que determinava ao governo comprar e distribuir aos estados e municípios vacinas autorizadas pela Anvisa.

“Nós governadores estranhamos quando o presidente vetou os artigos, dois em específico. Um que é garantido aos estados e municípios, que é o direito de compra assegurado pelo Ministério da Saúde. Queremos manter a regra do Plano Nacional de Imunização e não queremos um estado vacinando mais do que outro. O outro artigo diz respeito à celeridade do procedimento da Anvisa, que já é praticado por vários países, e foi vetado. Perdemos muito com isso”, lamentou Wellington Dias.


Fonte: Com informações da CCom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.