SIMÕES-PI | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - REUNIÃO PARA DISCORRER SOBRE OFERTA MUNICIPAL DE ENSINO INTEGRAL

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED – reuniu-se na tarde do dia 12 de Abril de 2021 com sua assessoria Jurídica, Equipe pedagógica, Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes o Presidente desta Casa, Vereador Luciano Cesar Sousa Carvalho, o Vereador Francisco  Ângelo da Silva e o Vereador Jose Aparecido de Moraes, Diretores das Escolas Municipais, São Benedito, Centro de Educação Municipal- CEM, Complexo Escolar Modelo e Escola 7 de Setembro, e a Presidente do SINPROS Gloria Morais,  com sua assessoria jurídica, para discorrer sobre os seguintes pontos: oferta de educação municipal em tempo integral - nas Escolas da Sede – em cumprimento de forma gradativa  da meta 06 do Plano Municipal de educação, lei nº 575/2015, estratégia PME 6.1 “oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivas”, em colaboração com PNE e PEE.

 Do impacto financeiro, pedagógico e de infraestrutura escolar levantado; Apresentação das referidas escolas dos seus levantamentos em números de alunos em cada turno e do feedback com as famílias, cerca de 80 a 90% de aceitabilidade e reconhecimento de que atende suas necessidades e melhora nas condições da aprendizagens dos filhos (em observância as estratégias PME 6.3 e 6.4 Meta.);

A SEMED vem trabalhando toda sua rede de forma progressiva para a oferta de educação básica em tempo integral.

 Desde de 2012  que o Mais Educação (Programa do Governo Federal) vem dando esse suporte no Ensino fundamental com oficinas de reforço para Português, Matemática, Arte, Cultura e Esporte cujo vinculo e tempo do aluno se dá de forma manter a permanência na Escola igual ou superior a 7 horas a contar do horário de entrada na escola as 7:00h.

Ficando a opção dos pais (da sede) a escolha do almoço ou não na escola e para os alunos das famílias do campo a oferta direta na escola com a previsão do tempo de repouso para o início das oficinas realizadas ou não em espaços diferentes do espaço da escola (est.PME 6.5). Em 2018 o município criou seu próprio Programa “Saber Mais” com o objetivo de atender as escolas da rede que já iam ficando sem o programa Mais Educação (MEC) e estender até a educação Infantil com as mesmas características. Assim sendo a rede já contava com essa experiência “em tempo integral”.

A preferência das famílias pelo turno da manhã, principalmente as famílias da sede,  e mínima no turno da tarde; o direito da inclusão de oferta de educação  de qualidade para todos os alunos da rede; a mudança brusca para o ensino remoto(situação de pandemia) traz  necessidade urgente, após mapeamento dos objetivos da BNCC não alcançados em 2020 de garantir maior efetividade no processo do ensino aprendizagem em 2021, partindo da realidade de cada escola e cada aluno;

Na fala dos diretores das escolas com essa oferta fizeram ênfase a realização e importância da busca ativa escolar, por passarem através disso, a conhecer in loco a realidade dos seus alunos e suas famílias, das reuniões com as famílias, da entrega das atividades impressas em drive thru e delivery a todos os alunos da rede e suas devolutivas.

A Educação requer fazer valer novas posturas para somar ao ensino aprendizagem quando se fizer amplamente necessário. Podendo evitar a desistência daqueles que não podem acompanhar assiduamente, reduzir a distorção de fluxo escolar e a taxa de evasão. Assim, mediante razões cabíveis e diálogo, construir mecanismos que possam subsidiar o aprendizado e, por acréscimo, devolver a condição de cidadão capaz de construir uma vida nova e a escola assumir o seu papel de “democratizar o acesso ao conhecimento”, proporcionando a construção “moral e ética” dos estudantes.

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência” (Augusto Cury). 















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