SIMÕES-PI | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - REUNIÃO PARA DISCORRER SOBRE OFERTA MUNICIPAL DE ENSINO INTEGRAL
Do impacto financeiro, pedagógico e de
infraestrutura escolar levantado; Apresentação das referidas escolas dos seus
levantamentos em números de alunos em cada turno e do feedback com as famílias,
cerca de 80 a 90% de aceitabilidade e reconhecimento de que atende suas
necessidades e melhora nas condições da aprendizagens dos filhos (em
observância as estratégias PME 6.3 e 6.4 Meta.);
A SEMED vem trabalhando toda sua rede
de forma progressiva para a oferta de educação básica em tempo integral.
Desde de 2012 que o Mais Educação (Programa do Governo
Federal) vem dando esse suporte no Ensino fundamental com oficinas de reforço
para Português, Matemática, Arte, Cultura e Esporte cujo vinculo e tempo do
aluno se dá de forma manter a permanência na Escola igual ou superior a 7 horas
a contar do horário de entrada na escola as 7:00h.
Ficando a opção dos pais (da sede) a
escolha do almoço ou não na escola e para os alunos das famílias do campo a
oferta direta na escola com a previsão do tempo de repouso para o início das
oficinas realizadas ou não em espaços diferentes do espaço da escola (est.PME
6.5). Em 2018 o município criou seu próprio Programa “Saber Mais” com o
objetivo de atender as escolas da rede que já iam ficando sem o programa Mais
Educação (MEC) e estender até a educação Infantil com as mesmas
características. Assim sendo a rede já contava com essa experiência “em tempo
integral”.
A preferência das famílias pelo turno
da manhã, principalmente as famílias da sede,
e mínima no turno da tarde; o direito da inclusão de oferta de
educação de qualidade para todos os
alunos da rede; a mudança brusca para o ensino remoto(situação de pandemia)
traz necessidade urgente, após
mapeamento dos objetivos da BNCC não alcançados em 2020 de garantir maior
efetividade no processo do ensino aprendizagem em 2021, partindo da realidade
de cada escola e cada aluno;
Na fala dos diretores das escolas com
essa oferta fizeram ênfase a realização e importância da busca ativa escolar,
por passarem através disso, a conhecer in loco a realidade dos seus alunos e
suas famílias, das reuniões com as famílias, da entrega das atividades
impressas em drive thru e delivery a todos os alunos da rede e suas
devolutivas.
A Educação requer fazer valer novas
posturas para somar ao ensino aprendizagem quando se fizer amplamente
necessário. Podendo evitar a desistência daqueles que não podem acompanhar
assiduamente, reduzir a distorção de fluxo escolar e a taxa de evasão. Assim,
mediante razões cabíveis e diálogo, construir mecanismos que possam subsidiar o
aprendizado e, por acréscimo, devolver a condição de cidadão capaz de construir
uma vida nova e a escola assumir o seu papel de “democratizar o acesso ao
conhecimento”, proporcionando a construção “moral e ética” dos estudantes.
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência” (Augusto Cury).
Nenhum comentário