APÓS CORTE DE REPASSES, FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA DA PAZ DEMITE 60 FUNCIONÁRIOS

Foto: Reprodução/ Facebook - Fundação Nossa Senhora da Paz 

A Fundação Nossa Senhora da Paz anunciou nesta sexta-feira (30) que vai demitir 60 funcionários após a redução de um convênio que instituição mantém com a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Entre os profissionais estão auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos e outros funcionários que atuam na manutenção das quatro escolas e nos projetos sociais mantidos pela instituição. 

De acordo com o assessor jurídico da Fundação, Caio Lizard, os 60 funcionários vão ser comunicados da dispensa durante uma reunião marcada para a tarde de hoje. A instituição deve tentar negociar acordos para evitar maiores dificuldades no pagamento das verbas rescisórias. 

Ainda de acordo com o assessor jurídico, antes de ser reduzido, o convênio com o município servia para o pagamento de 115 funcionários da instituição. Agora, o valor repassado mensalmente será suficiente apenas para o pagamento de 43 funcionários. 

"Atinge significantemente a prestação de serviços, assim como atinge a instituição como um todo, porque a instituição não dispõe de recursos para fazer a rescisão de todas as pessoas. Então possivelmente teremos demandas judiciais trabalhistas. É um problema bem sério para a instituição", destacou o assessor jurídico. 

Entre os funcionários que serão demitidos pela Fundação Nossa Senhora da Paz, estão diversos moradores da Vila da Paz e comunidades vizinhas, além de ex-alunos das escolas mantidas pela instituição. 

"Infelizmente, [a demissão] é uma coisa consolidada. Essa nova parceria já está firmada. Se a prefeitura reconsiderasse e houvesse alguma maneira de reconsiderar, seria muito bom. Até porque ninguém quer demitir. A maior parte dos funcionários são da comunidade, porque a gente prezou por isso. Está sendo um período muito sombrio e de muita tristeza", lamentou Caio Lizard. 

Criada ainda na década de 90 pelo padre italiano Pedro Balzi, já falecido, a Fundação Nossa Senhora da Paz é uma entidade social sem fins lucrativos que promove serviços à comunidade. Além atividades educacionais, a entidade também promove atividades esportivas e culturais. 

Outro Lado 

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Secretaria Municipal de Educação(Semec) disse que todas as atividades, cobertas através de convênios, que foram impactadas pela Pandemia da Covid-19, tiveram seus valores reduzidos. "Isso considerando a suspensão das atividades presenciais", informa a Secretaria.

Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.