PIAUÍ RECEBE 13.300 VACINAS DA CORONAVAC PARA 2ª DOSES ATRASADAS; LOTE ATENDE 27% DA DEMANDA


O Piauí recebeu no sábado (8) mais 13.300 doses da vacina Coronavac para aplicação das segundas doses atrasadas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), o Ministério da Saúde mandou apenas 27% do necessário para atender a demanda, que seria de 34.684 doses.

De acordo com um levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems), mais de 100 cidades piauienses estão sem estoque para a aplicação da segunda dose da Coronavac, vacina feita em parceria Sinovac/Butantan.

De acordo com a Sesapi, as novas doses foram distribuídas aos municípios e serão aplicadas no seguinte público alvo: 1,9% serão para segunda dose de pessoas de 60 a 64 anos; 3% segunda dose de trabalhadores da saúde; 0,17% para segunda dose de pessoas com deficiência permanente grave; e 27% para ajuste de esquema de dose.

Eficácia mesmo com atraso, segundo o Ministério da Saúde

Em uma nota técnica emitida no dia 26 de abril, o Ministério da Saúde informou que as segundas doses devem ser aplicadas mesmo se atrasadas, e garantiu que não há risco de ineficácia das vacinas caso sejam aplicadas com atraso.

“Por oportuno, informa-se ainda que é improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas covid-19 ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal. No entanto, atrasos em relação ao intervalo máximo recomendado para cada vacina (4 semanas – Sinovac/Butantan) devem ser evitados uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose”, diz a nota do Ministério da Saúde.

Na nota, o Ministério da Saúde afirmou ainda que novas remessas da vacina devem ser enviadas a todos os estados e Distrito Federal na primeira quinzena de maio, para garantir a vacinação completa, com as duas doses, dos grupos prioritários que já iniciaram a vacinação com a vacina Sinovac/Butantan.

Fonte: G1 Piauí

 

 




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.