PIAUÍ VAI INTENSIFICAR BARREIRAS EM 26 MUNICÍPIOS PARA BARRAR CEPA INDIANA

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que vai intensificar as barreiras sanitárias em 26 divisas do Piauí para impedir a entrada da variante indiana do novo coronavírus, que já foi detectada em tripulantes de um navio no estado do Maranhão. Os estados do Pará e do Ceará investigam casos suspeitos de infecção dessa variante.

A Sesapi e a Polícia Militar se reuniram na manhã desta terça-feira (25) para discutir as ações. Participaram da reunião o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto; a coordenadora do Programa Busca Ativa, Dilia Falcão, e o tenente-coronel da Polícia Militar, Francisco Ramos. 

Os gestores acordaram intensificar a fiscalização em 26 divisas nos seguintes municípios:

  1. Teresina
  2. Ilha grande
  3. Parnaíba
  4. Gilbués
  5. Santa Filomena
  6. Ribeiro Gonçalves
  7. Uruçuí
  8. Antônio Almeida
  9. Porto Alegre do Piauí
  10. Guadalupe
  11. Jerumenha
  12. Floriano
  13. Amarante
  14. Palmeiras
  15. Nazária
  16. União
  17. Miguel Alves
  18. Porto
  19. Campo Largo do Piauí
  20. Matias Olímpio
  21. Madeiro
  22. Joca Marques
  23. Luzilândia
  24. Joaquim Pires
  25. Murici dos Portelas
  26. Buriti dos Lopes

Foto: Sesapi

“Estamos agora concluindo uma reunião com representantes do comando da Polícia Militar do Estado do Piauí, da nossa equipe do Busca Ativa e da coordenação das barreiras sanitárias. O objetivo é a intensificação do trabalho das barreiras sanitárias seja nas rodoviárias, no aeroporto e nos limites entre os estados. Neste momento, o que nos chama mais atenção e a nossa prioridade é a intensificação do trabalho das barreiras sanitárias nos limites com o estado do Maranhão para que a gente possa identificar os casos sintomáticos e suspeitos, fazer a testagem e dar o direcionamento dos protocolos”, diz o secretário estadual de saúde, Florentino Neto.

O Governador Wellington Dias já informou que as autoridades de saúde do Piauí estão em contato com os gestores do estado vizinho para acompanhar a presença da variante indiana.

Foto: Tiago Melo/TV Cidade Verde



Hoje (25), a Secretaria de Saúde do Maranhão divulgou em nota que “não há confirmação de transmissão local desta cepa”. O estado do Maranhão identificou a cepa em pelo menos seis pessoas que estão no navio “MV SHANDONG DA ZHI” com tripulantes indianos, confirmando a variante B.1.617.2 do novo coronavírus, conhecida como cepa indiana. 

Os tripulantes com as variantes tiveram contato com cerca de 100 pessoas que estão sendo testadas. Os resultados das análises de amostras foram enviados ao Instituto Evandro Chagas, laboratório de referência para sequenciamento genômico.

Foto: Sesapi


Carlienne Carpaso e Yala Sena
redacao@cidadeverde.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.