SIMÕES-PI | CAMPANHA ''SOMOS A COR DO BRASIL" CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL – VISITA A COMUNIDADE QUILOMBOLA BELMONTE DOS CUPIRAS.

Foto crédito - equipe do CRAS/CREAS

A campanha foi idealizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o CREAS.

Fizeram parte da visita:

Drª Isamária Dantas – 1ª dama e Secretária de Saúde;

Rúbia Moura – Secretária de Assistência Social;

Sara Santos – Coord. do CREAS;

Antônia Miranda – Orientadora Social.

Mesmo em tempos de pandemia e adotando as medidas sanitárias contra a COVID-19, as visitantes foram bem recebidas na comunidade Quilombolas Belmonte dos Cupiras, na qual aconteceu uma roda de conversa com o Líder Greg Francisco – Presidente da associação, Eliete da Silva – Tesoureira e Erismar Ana – Secretária.

Os membros da diretoria da Associação da Comunidade Quilombola de Belmonte dos Cupiras, falaram da origem, cultura, produção, fonte de renda e conquistas da comunidade.

 Foi um momento de muita emoção, pois eles demostraram satisfação com a visita.

VEJA O VÍDEO

 

Vídeo crédito - equipe do CRAS/CREAS

Rúbia Moura destacou a felicidade de estar na Comunidade Quilombola, conhecendo suas lutas e vitórias, entre as quais, recentemente, a vacinação contra a COVID-19, por fazerem parte do  grupo  prioritário devido ser reconhecido por suas origens.

Todos que ali residem já tomaram a vacina.

Rúbia, enfatizou ainda, o compromisso do gestor municipal Zé Wlisses e da Secretária de Saúde Drª Isa, de seguirem de forma criteriosa e responsável o calendário de vacinação nesse momento tão delicado para todo mundo.

Destacou a importância da campanha “SOMOS A COR DO BRASIL”, pois, infelizmente, ainda em pleno séc. XXI a luta é muito grande contra os preconceitos raciais e sociais.

 As campanhas de conscientização se fazem necessárias para chegarmos ao máximo possível de pessoas com o intuito de participar das atitudes, mas também de conscientizamos que o racismo é crime inafiançável e imprescritível, e instigar as pessoas a lutarem pelos os seus direitos e denunciarem se for o caso de violação dos mesmos. 

Em seguida, Drª Isa, ressaltou que os Quilombolas são motivo de orgulho pelas suas conquistas, pelo seu povo e pela união em busca de progresso para comunidade.

Disse também que essa foi a primeira comunidade a ser visitada durante essa gestão, mas que já tem compromisso, juntamente a gestora da SEMASC, de fazerem o mesmo com as demais Comunidades Quilombolas do Município e passou a mensagem do gestor municipal, que se prontifica em continuar corroborando com as demandas da comunidade.    

A roda de conversa foi encerrada pelas Coordenadoras e a orientadora social do CREAS, as quais planejaram e conduziram de forma eficiente esse momento de conscientização no dia 08/04/2021, em referência a data de 21 de março, Dia Internacional de Combate ao Racismo.

Antônia Mirada,  relembrou que essa data foi escolhida em memória ao Massacre de Shatperville, ocorrido em 21 de março de 1960, onde foram mortos aproximadamente 70 negros que manifestavam pelos seus direitos civis de ir e vir.

Por fim, Sara Santos, agradeceu pela receptividade e por contar um pouco da história da Comunidade Quilombola Belmonte dos Cupiras,  que pertence a região do Povoado da Maria Preta em Simões-PI.

Sara,  frisou que a mesma tem uma grande representatividade para nossa cidade e nossa cultura e que juntos unindo forças, vencermos esse mal do racismo.

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.