W. DIAS DENUNCIA EXCLUSÃO DE 48 MIL FAMÍLIAS DO BOLSA FAMÍLIA

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador Wellington Dias protocolou ofício ao ministro da Cidadania, João Inácio Ribeiro Roma Neto, questiona a redução de benefícios do Programa Bolsa Família no Nordeste.

No documento, Wellington informa que a fila de espera no programa Bolsa Família na região passou a ser a maior demanda reprimida do País. No documento, de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, foram excluídas 48.116 famílias somente no Nordeste. A demanda reprimida da região chega a 685.984 famílias.
No ofício, o governador diz que de março de 2020 a janeiro de 2021, 86.721 famílias entraram na situação de extrema pobreza, sendo que o Nordeste tem 7.142.012 de famílias em situação de extrema pobreza.
Governador Wellington Dias pede inclusão de famílias no Bolsa Família
Governador Wellington Dias pede inclusão de famílias no Bolsa Família
Com este cenário há aumento de violência, violação dos direitos e adoecimento mental. O documento traz ainda informações de levantamento feito pelo IPEA sobre os órfãos da Covid-19. “Já temos mais de 45 mil crianças e adolescentes no país nessa situação”, informa o governador no documento.
Segundo o governador deixa claro no ofício, as inserções no Bolsa Família não ocorrendo de forma proporcional à demanda do território brasileiro. “O que se observa é a forma desigual e excepcional que a gestão federal tem administrado a distribuição das políticas sociais”, diz o governador, em documento enviado ao ministro.
Para o governador, os programas de transferência de renda se configuram como estratégias  indispensáveis no enfrentamento da pobreza e alívio da extrema pobreza.
Segundo o presidente do Consórcio Nordeste, o que se vislumbra para região é uma situação inédita de cortes e redução do orçamento dos principais programas de proteção às famílias.

Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.