APROVAÇÃO DA SPUTINIK V TRAZ ESPERANÇA AO BRASILEIRO, DIZ W. DIAS.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou na sexta-feira, 04 de junho, que a aprovação da importação excepcional e uso da vacina Sputnik V traz esperança para os brasileiros.

Presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias ressaltou que o imunizante russo é utilizado em mais de 60 países e os brasileiros estão cheios de esperança.

“Os processos de importação da Sputnik V avaliados hoje são dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí”, declarou o líder piauiense.

O Chefe do Poder Executivo ainda pontuou que o Brasil deve alcançar a marca de 70 milhões de vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose em setembro e defendeu a necessidade de comprar mais imunizantes. “Aquilo que está no cronograma de entrega acertado é que vamos alcançar em setembro cerca de 70 milhões de brasileiros vacinados com primeira dose e mais ou menos 45 milhões com primeira e segunda dose. É muito baixo. Por isso a necessidade de mais vacinas”, disse Dias.

Mais 100 Milhões de doses – Coordenador da temática vacina no Fórum dos Governadores, o piauiense Wellington Dias (PT) participou da 33ª edição do Fórum Nacional ‘Pandemia e a Crise Estadual’. Na ocasião, o presidente do Consórcio Nordeste revelou o posicionamento acertado com os demais líderes estaduais para a busca de mais 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19; eles não aceitam que a meta seja cumprida apenas em dezembro, impondo setembro como limite.

Wellington Dias citou o desejo por mais imunizantes (Foto: Secom PR)

Wellington Dias citou o desejo por mais imunizantes (Foto: Secom PR)

“Aprovamos no Fórum dos Governadores do Brasil, eu estou hoje como presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática vacina, e tomamos  o desafio para nós, de conseguir mais 100 milhões de doses de vacinas para o Brasil”.

Neste sentido, as articulações englobam desde os laboratórios a representantes de outros países, e continentes. Dias conclama um olhar humanitário para o país dada a situação atual em que o Brasil ‘representa um risco para o mundo’.  “Não é razoável que não tenhamos um olhar para uma organização melhor na questão das vacinas, a ideia é que tenhamos com os Estados Unidos, ONU, Europa, um olhar especial, humanitário mesmo para o Brasil, hoje o problema não é o Brasil, é um problema e um risco para o mundo e queremos com essa meta de mais 100 milhões de doses colocar o Brasil em setembro”, disse.

Caso o Brasil não avance na imunização e mantenha o atual patamar, o governador piauiense prospecta um isolamento, trazendo danos para a economia, tendo em vista que nossos principais parceiros comerciais estão num nível mais avançado.

“Se não o Brasil vai ficar isolado do mundo, como um país de alto risco, as mesmas medidas que achamos natural adotar contra a Índia, é fundamental para que cheguemos em setembro no patamar dos país que temos maior relação comercial, esses país já chegaram ou estão chegando acima de 50%, temos que sair dessa coisa atrasada de colocar prazos de 3/4 meses para a segunda dose, então isso é essencial para salvar vidas. Deixa 2022 para tratar em 2022”.


Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.