CIDADE DO PAIUÍ FECHA COMÉRCIO E BARES APÓS AUMENTO DE CASOS DA COVID-19 EM MUNICÍPIO VIZINHO

 


O Hospital Regional de Bom Jesus, que atende os casos de Covid-19 na região, está com 100% dos leitos UTI ocupados.

A Prefeitura de Palmeira do Piauí, Sul do Piauí, publicou nesta quarta-feira (16) um novo decreto com restrições de horários e funcionamento das atividades comerciais. Comércio, restaurantes e bares não estão autorizados a abrir entre os dias 18 a 20 de junho. Academias e atividades esportivas que envolvam contato físico foram suspensas até segunda-feira (21).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos de Covid-19 em Palmeira do Piauí estão controlados. As medidas restritivas foram adotadas devido ao aumento de casos na cidade vizinha, Cristino Castro, a 566 km de Teresina.

“A nossa intenção com esse novo decreto é mais para prevenir. A nossa cidade vizinha está com quase 200 casos de Covid ativos. Prevenir para não desandar, porque depois que desandar para controlar é mais complicado”, explicou Laiane Moura, secretária municipal de saúde de Palmeira do Piauí.

Boletim epidemiológico de Palmeira do Piauí — Foto: Divulgação Secretaria de Saúde

Boletim epidemiológico de Palmeira do Piauí — Foto: Divulgação Secretaria de Saúde

Dentre as medidas adotadas pela cidade, os restaurantes e bares poderão funcionar até 21h de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira, sábado e domingo, o atendimento presencial é suspenso, podendo funcionar apenas por entrega, na modalidade delivery.

Confira as demais restrições:

  • Comércio: pode funcionar de segunda a sexta-feira até 18h e nos sábados até 13h;
  • Igrejas: proibido festividades religiosas como festejos, congressos, retiros, entre outros;
  • Academias: permanecerão fechadas até o dia 21 de junho e atividades físicas que envolvam contato físico.

O toque de recolher é a partir das 23h. Dessa forma, fica vedada a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

A secretária municipal de saúde informou ao G1 que a cidade não vai adotar barreira sanitária para evitar o fluxo de pessoas entre os municípios. Porém, se mesmo com o decreto os números de casos aumentar, medidas mais rígidas serão adotadas.

O Hospital Regional de Bom Jesus, que atende a região Sul do Piauí, já esta com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o centro de saúde atende cerca de 20 municípios na região.

Leitos Clínicos Hospital Regional de Bom Jesus

CidadeHospitalLeitos totaisLeitos ocupadosTaxa de ocupação
Bom JesusHospital Regional Manoel de Sousa Santos77100%

Leitos de enfermaria Hospital Regional de Bom Jesus

CidadeNome do hospitaisLeitos totaisLeitos ocupadosTaxa de ocupação
Bom JesusHospital Regional Manoel de Sousa Santos171588%

Cristino Castro

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cristino Castro, na noite dessa terça-feira (15), a cidade tem 146 casos ativos de Covid-19. De acordo com o órgão, nas últimas três semanas os números estão aumentando.

Segundo a secretaria, foi em decorrência disso que a prefeitura prorrogou o decreto anterior, que esteve em vigor entre os dias 7 a 13 de junho.

“O máximo que dava aqui de casos confirmados era 50 ou 60 casos. Então nas últimas três semanas subiu para 100 casos confirmados. Decidimos tomar medidas mais rígidas e publicamos um decreto no dia 7 até o dia 13 e agora prorrogamos ele até dia 20”, explicou a secretaria de saúde Ilara Dias.

Boletim epidemiológico de Cristino Castro no Piauí — Foto: Divulgação Secretaria de Saúde

Boletim epidemiológico de Cristino Castro no Piauí — Foto: Divulgação Secretaria de Saúde

Continuam suspensas missas, cultos, aulas e atividades esportivas até o dia 20 de junho. Confira as demais medidas restritivas:

  • Suspensas aulas presenciais na rede privada de ensino;
  • Proibido a prática de atividades físicas em grupo, seja em ambiente fechado ou aberto;
  • Toque de recolher, com fechamento do comércio em geral, das 21h às 6h.

Cristino Castro é conhecido pelos seus inúmeros poços jorrantes, a cidade possui uma das maiores reservas de água subterrânea do país, devido a isso existem muitas piscinas naturais no município. De acordo com o novo decreto, todas elas devem permanecer fechadas até o domingo (20).

Por G1 PI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.