FEBRE AFTOSA | PIAUÍ AINDA NÃO VACINOU 50% DO REBANHO E FIM DE PRAZO SE ENCERRA NESSA SEMANA

deputado João Madson (MDB) e o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, convocaram os criadores do estado para vacinar o rebanho contra a Febre aftosa. O prazo termina nesta quarta-feira, dia 30.

O deputado afirma que está preocupado com o índice de vacinação contra a aftosa, pois o Estado ainda não chegou a 50% de vacinação no Piauí.

“Estamos no final do período de vacinação. Então nós queríamos o empenho de todos os criadores e de todos aqueles que se preocupam com o agro, que possam vacinar o seu rebanho ou que fale com o seu vizinho para que possamos vacinar todo o nosso rebanho para que o Piauí tenha um índice alto de vacinação para que o Estado saia do risco desconhecido também sem vacinação. Outros Estados já conseguiram esse título, mas o Piauí não”, destacou João Madson.

Deputado alerta aos criadores para vacinar o rebanho (Foto: Thiago Amaral)

Deputado alerta aos criadores para vacinar o rebanho (Foto: Thiago Amaral)

Teresina tem cerca de 20 mil cabeças de gado

O deputado acrescentou que conversou com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) e com a Prefeitura de Teresina para um empenho coletivo com o objetivo de incentivar os criadores sobre a vacinação. Segundo o deputado, Teresina tem em torno de 20 mil cabeças de gado.

O presidente da APCZ também pediu o empenho dos criadores com a vacinação. “Esse ano tivemos uma campanha diferente, com 2 meses para a vacinação dos rebanhos. Geralmente são 30 dias de vacinação, e agora tivemos dois meses. Mas mesmo assim os criadores não aderiram à vacinação”, disse.

O índice de vacinação está muito baixo e por conta disse podemos perder o status de livre com vacinação e também o fechamento de barreiras, com a impossibilidade dos nossos produtos de entrarem em outros Estados. “Então nós vamos diminuir o valor dos nossos animais e, consequentemente, diminuir a renda do produtor, o que é péssimo para o pequeno e médio produtor. Precisamos correr contra o tempo e por isso convoco todos os criadores que vacinem seus animais e certifique logo em seguida para que possamos continuar avançando na erradicação da febre aftosa ”, acrescentou André Nogueira.


Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.