INSS EXIGE PROVA DE VIDA DE 680 MIL PESSOAS NO PIAUÍ QUE TERÃO QUE FAZER O CADASTRO

 


Somente no Piauí, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguarda, aproximadamente, 680 mil pessoas para a realização da prova de vida, que voltou a ser obrigatória a partir desse mês de junho. Os beneficiários que não realizarem o procedimento podem ter seus pagamentos bloqueados.

A obrigatoriedade do recadastramento anual foi suspensa em março de 2020, no início das medidas de restrição de circulação de pessoas na tentativa de reduzir a velocidade de contágios pelo novo coronavírus.

O gerente executivo INSS-PI, Leandro Sampaio Soares, pede cautela da população ao buscar os bancos para evitar as aglomerações, pois o estado ainda vive a pandemia da Covid-19. O gerente lembra a possibilidade de, em alguns casos, realizar a prova de vida digital.

“Apesar do retorno da obrigatoriedade da prova de vida, não é momento de correria aos bancos para realizá-la. A obrigatoriedade segue um calendário para exatamente evitar aglomerações nos bancos. Peço também aos aposentados e pensionista que verifiquem se estão aptos a fazerem a prova de vida digital, por biometria facial acessando o aplicativo ‘meu INSS’. A prova de vida digital tem o mesmo valor da presencial feita nos bancos e não precisa de convalidação posterior”.

Prazos

O primeiro prazo a vencer, em junho, valerá para aqueles que deixaram de realizar a renovação nos meses de março e abril de 2020.

Aproximadamente 11,8 milhões de brasileiros devem obrigatoriamente realizar a prova de vida entre junho e dezembro deste ano, segundo contagem realizada pelo INSS em abril.

O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba, pois o recadastramento pode ser feito a qualquer momento.

Domicílio e Digital 

O INSS permite que alguns beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, por meio da visita de um funcionário do órgão. Esse direito é garantido a maiores de 80 anos e a pessoas a partir de 60 anos que possuam dificuldade de locomoção. Nesse caso, é preciso comprovar essa condição de saúde por meio de documento médico. O atendimento deve ser agendado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS também realiza a prova de vida digital por reconhecimento facial (biometria), mas a opção só é válida para cerca de 5 milhões de aposentados e pensionistas que foram chamados para participar do projeto, ainda em teste. Só participam da prova de vida digital beneficiários que registraram senhas no Meu INSS e que já realizaram o cadastro da biometria nos sistemas da Carteira Nacional de Habilitação e da Justiça Eleitoral. Os avisos sobre a possibilidade de prova de vida digital são comunicados ao segurado quando ele acessa o Meu INSS, no site ou aplicativo.

Golpe

O INSS alerta que não telefona ou manda mensagem de whatsapp para pedir números ou fotografias de documentos e nem requisita por esses meios o autorretrato (selfie) do segurado. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135.

 

Carlienne Carpaso com informações do Folhapress cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.