TERESINA REGISTRA MENOR TEMPERATURA DO ANO COM 19º, ESPECIALISTA EXPLICA FENÔMENO

 Teresina registrou, nesta terça-feira (29), a temperatura mínima de 19º C durante as primeiras horas da manhã, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa foi a temperatura mais baixa do ano na capital, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a redução da temperatura é comum neste período do ano e é causada pelo tempo seco, baixa umidade e massas de ar frias vindas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

A especialista explicou ainda que a amplitude térmica no estado é grande, portanto as temperaturas máximas permanecem acima dos 30 ºC, no entanto, as mínimas ficam mais amenas nas madrugadas e no início das manhãs.

“Estamos em um período de baixa umidade, mais seco e com menos nuvens. No Hemisfério Sul, é inverno e, embora não seja tão definido no Piauí, onde a amplitude térmica é grande, as massas frias que chegam até o Centro-Oeste têm efeitos no nosso estado”, contou Sônia.

Na capital, as temperaturas nos próximos dias da semana podem alcançar 34 ºC, com mínima de 22ºC, conforme o Inmet. Em alguns municípios, como Caracol, no extremo Sul do estado, as temperaturas são ainda mais baixas, podendo chegar aos 14 ºC no mês de julho.

“Diariamente, é normal recebermos radiação solar durante 12 horas, mas neste período esse tempo é reduzido e dura pouco mais de 11 horas, em média. Isso também influencia nas temperaturas, porque o calor se dissipa”, completou a meteorologista Sônia Feitosa.

G1 PI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.