ESCOLHER VACINA É UMA DECISÃO ARRISCADA, DIZ PRESIDENTE DA FMS.

 Quem tem pressa terá prioridade na vacinação contra a Covid-19, conta o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, ao reforçar a determinação da Prefeitura de Teresina em colocar para o final da fila quem se recusar a tomar a vacina por causa de marca. Nesta quinta-feira (08), a FMS vacina por agendamento a faixa etária geral acima de 40 anos e alguns grupos prioritários.

Atualmente, a campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde usa quatro fabricantes de vacina anticovid: AstraZeneca (duas doses), Pfizer (duas doses), CoronaVac (duas doses) e Janssen (uma dose). 

“O entendimento é mais ou menos assim: se tem uma fila de pessoas a serem vacinadas e alguém espera uma determinada marca de vacina; então, outras têm mais pressa. Então, aquelas que têm mais pressa, que tenha prioridade. Essas que não tem pressa ficarão para o final da fila. Lembrando que no final da fila não vai dá para escolher dose nenhuma, marca nenhuma de vacina, porque vai ser vacinado com aquela que estiver no momento. É uma situação arriscada para quem pretende escolher”, reforça o médico. 

Foto: Roberta Aline



Gilberto Albuquerque reforça que a proteção é mais eficaz quando combina vacina e as demais medidas de prevenção, como manter o distanciamento social, evitar aglomeração, uso correto da máscara facial e a higienização das mãos. 

“Todas as pessoas que tomam as duas doses têm o risco infinitamente menor de complicações se contraírem a Covid. Então, tomem a vacina de vocês. No momento que chegar (a sua vez) não dispense a dose da vacina”. 

Termo

As pessoas que recuarem a vacina vão assinar um termo de desistência. Caso a pessoa se negue, o termo poderá ser validado a partir da assinatura de pelo menos duas testemunhas que presenciaram a recusa. 

Carlienne Carpaso
carlienne@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.