PIAUÍ RECEBE MAIS DE 19 MIL VACINA PFIZER PARA APLICAÇÃO DA 1ª DOSE

Foto:Divulgação/Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que o  Piauí recebeu, na tarde desta quinta-feira (8), mais 19.890 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Já na sexta-feira (9) devem chegar mais 11 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan, ao estado. 

Com as duas remessas, o Piauí receberá 30.890 mil doses de vacinas em dois dias.  A Sesapi informou que os imunizantes da Pfizer serão destinados para primeira dose. Já as vacinas do Instituto Butantan serão direcionadas para primeira e segunda doses.

“Estamos com mais de 34% da nossa população vacinada com a primeira dose e mais de 11% com seu esquema vacinal completo. Porém, não devemos baixar a guarda, devemos manter as medidas de prevenção para vencermos a pandemia”, lembra o secretário Florentino Neto, da Saúde. 

Os dois imunizantes serão distribuídos aos municípios pela Sesapi de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), onde ficou decidido que todas as vacinas, de primeira dose, que chegarem ao estado serão divididas da seguinte maneira: 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

O secretário faz um apelo para que as pessoas dos públicos-alvo estabelecidos pelos municípios compareçam aos postos de vacinação na data estabelecida e não escolham marca de vacina. Florentino Neto afirma, ainda, que a Sesapi tem concentrado esforços para acelerar o ritmo de vacinação no  estado. 

“Pedimos aos municípios que tão logo recebam as vacinas que iniciem a imunização e à população, que vá se vacinar no dia estabelecido para o seu grupo ou idade”, destaca o gestor.

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.