PROFISSIONAIS DE SAÚDE DÃO ALTA AOS ÚLTIMOS PACIENTES E SE DESPEDEM DE ALAS COVID NO PIAUÍ

 

Dois hospitais da rede estadual do Piauí encerraram as atividades das alas para atendimento de pacientes com Covid-19, neste sábado (31). O Hospital da Polícia Militar (HPM), em Teresina, e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) divulgaram vídeos comemorando a redução no número de pacientes.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, houve redução de 70,16% do número de óbitos por Covid-19 em julho de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Em julho de 2020, o número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 667. No mesmo período de 2021, foram 199 óbitos durante o mês de julho (até o dia 29/07).

Assim como também os casos tiveram redução significativa. No início de março deste ano, em uma semana foram registrados 8,7 mil casos. Na última semana de julho, foram 2,2 mil casos confirmados da doença.

As reduções são atribuídas à vacinação da população contra a Covid-19, que teve início em janeiro deste ano e, até o momento, alcançou 40% da população com a primeira dose e 17% com a imunização completa (duas doses ou dose única da vacina Janssen).

HPM

Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM). — Foto: Divulgação/Sesapi

Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM). — Foto: Divulgação/Sesapi

Ao todo, havia 10 leitos de UTI e 45 leitos clínicos para pacientes com a doença causada pelo coronavírus.

Profissionais de saúde dão alta aos últimos pacientes e 'se despedem' de alas Covid no Piauí  — Foto: Divulgação

Profissionais de saúde dão alta aos últimos pacientes e ‘se despedem’ de alas Covid no Piauí — Foto: Divulgação

Segundo a direção do hospital, com a redução significativa dos casos nas últimas semanas, foi tomada a decisão de retomar os atendimentos normais.

Neste sábado, profissionais publicaram nas redes sociais uma “despedida” das alas Covid da unidade de saúde.

“Os profissionais da UTI despediram-se nesta sexta (30) dos atendimentos exclusivos na ’ala covid’ no Hospital da Polícia Militar do Piauí. Dada a redução dos casos de Covid-19 em Teresina, a resolução do dia 15 de julho considera a não necessidade do HPM em ser Hospital exclusivo para receber pacientes com coronavírus. Portanto, hoje os profissionais do setor encerraram as atividades, ao transferir o último paciente da ala, e organizam-se para os atendimentos regulares da instituição. A equipe do HPM-PI estará sempre a postos para as missões que vierem”, publicaram os profissionais nas redes sociais.

HEDA

Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba — Foto: Tiago Mendes/ TV Clube

Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba — Foto: Tiago Mendes/ TV Clube

O HEDA também encerrou os atendimentos para Covid e publicou vídeo dos profissionais despedindo-se das alas que recebiam pacientes com a doença.

Segundo o diretor clínico do hospital, Carlos Teixeira, havia 15 leitos de UTI na unidade e, em média, apenas quatro pessoas ficavam internadas no local.

Agora, os atendimentos de pacientes com Covid-19 acontecerão exclusivamente no hospital de campanha criado anexo ao HEDA, o Hospital Nossa Senhora de Fátima, que já possui 20 leitos de UTI Covid.

No HEDA, segundo o diretor, permanecerão 10 leitos de UTI à disposição para atendimentos de pacientes com Covid, caso haja necessidade futuramente. Os outros cinco foram transferidos para o anexo.

“Depois de 1 ano e meio de muito trabalho e dedicação, finalizamos os atendimentos da UTI Covid-19 do HEDA. A partir de agora, os atendimentos Covid-19 serão realizados no Anexo II (HNSF), com leitos clínicos e de UTI. Nossa gratidão a todos os profissionais que estiveram conosco nessa batalha. A luta continua! #VamosVencer”, informou o hospital nas redes sociais.

Fonte: G1 Piauí

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.