CORPO DE BOMBEIROS REGISTRA AUMENTO DE FOCOS DE INCÊNDIO

 

Foto ilustrativa

Por Paula Monize

Com a chegada dos meses de estiagem, sol forte, um problema se torna recorrente na grande região de Picos: o registro de focos de incêndios. Segundo dados da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros, somente no período de 01 à 24 de agosto já foram contabilizadas 52 ocorrências desta natureza, duas por dia.

Se comparado ao mesmo período do ano passado este percentual é inferior. Durante todo o mês de agosto foram registrados 73 focos de incêndios.

O comandante da Companhia Destacada, em Picos, tenente Hamylton Lemos, explica que apesar do aumento, o quantitativo registrado está dentro de uma zona controlada.

“Essa época do ano, que se trata de período de estiagem é de muita seca, vegetação fica propícia ao fogo, devido à alta temperatura. Ainda tem os casos de pessoas que colocam fogo para limpeza de terreno, lixo e aí se perde o controle. Pedimos a sociedade que denuncie a Defesa Civil, Meio Ambiente, Ministério Público, porque queimar lixo é proibido, toda essa fumaça inalada pode ocasionar sérios problemas, ainda mais nesse período de pandemia”, frisou o comandante.

Em se tratando das áreas com maior incidência de focos estão os bairros Ipueiras, Morada do Sol, Aerolândia e Belo Norte. Um dos fatores que influenciam nesta realidade é que são regiões com concentração de vegetação, um dos principais combustíveis para as queimadas.

O tenente Hamylton Lemos fez um apelo à população para que também possa colaborar com o trabalho do Corpo de Bombeiros.

“Continuamos fazendo o apelo, aproveitando os veículos de comunicação que sempre tem nos ajudado nesse trabalho de divulgação, para que possamos enfrentar esse período de estiagem com menos traumas em relação à incêndios”, disse o comandante.

Números

No primeiro semestre, de janeiro à maio de 2021, a Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros registrou 18 ocorrências de focos de incêndio em Picos. No mês de junho, houve um salto considerável e esse número subiu para 45. Em julho, o índice de focos registrados atingiu a marca de 52.

FOLHA ATUAL

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.