CRESCEM INSULTOS E AGRESSÕES CONTRA EQUIPE DE SAÚDE E 4 CASOS VÃO PARAR NA POLÍCIA.

 Foto: Yala Sena 

Profissionais de Saúde que deveriam estar nos postos de vacinação, salvando vidas, estão passando horas a fios em Distritos Policiais registrando boletins de ocorrência. 

Nos últimos meses, têm crescido os insultos e agressões contra as equipes de saúde nos postos de vacinação em Teresina. A prefeitura já registrou quatro BOs por violência aos profissionais de plantão, mas não soube informar o número exato dos registros. Os profissionais garantem que as investidas de ameaças e intimidações têm crescido nos pontos de vacinação. 

E eles se depararam com as mais variadas situações. Desde maus tratos, hostilização, agressões físicas e verbais, intimidações, ameaças e até um caso de denúncia de racismo que foi parar na Polícia.

Em alguns postos, principalmente os mais abertos, o clima é de insegurança. Na sexta-feira passada dois casos chamaram atenção: um enfermeiro que registrou boletim de ocorrência vítima de crime de racismo e outro enfermeiro também procurou a delegacia e denunciou intimidações durante vacinação na capital.

A técnica de enfermagem, Socorro Sousa, 46 anos, ressalta que já virou rotina casos de agressões contra os profissionais de saúde nos postos de vacinação. 

“O enfermeiro é destratado quando diz um ‘não’ para aquele agendamento que só é para vacinar no próximo mês. O cargo de enfermeiro é colocado como inferior. É como se eles quisessem o médico presente e não o enfermeiro. Nós técnicos são destratados frequentemente. Nós estamos calejados. Pedimos respeito”, disse Socorro Sousa que faz plantão no posto de Nutrição da Universidade Federal do Piauí.

A enfermeira Vera Lúcia Evangelista Luz, que acompanhou o caso de racismo na Delegacia de Direitos Humanos, disse que a situação afeta toda equipe.

“Eu como enfermeira, profissional com mais de 20 anos, servidora efetiva, essa falta de respeito só entristece. E na campanha de vacinação, infelizmente, a gente tem vivenciado demais um desrespeito, intolerância as pessoas acham que só chegar e fazer acontecer. Isso (a violência) é extremamente frequente, eu mesmo já fui desrespeitada não só uma vez, mais várias vezes”, disse.

Flash Yala Sena
yalasena@hotmail.com - CIDADE VERDE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.