AMOSTRAGEM DIVULGA PESQUISA COM INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE NO PIAUÍ

 

Ao menos no Estado há uma "fuga" da polarização, com o ex-presidente Lula disparado nas intenções; e Bolsonaro e Ciro em um cenário de empate técnico.

Pesquisa do Instituto Amostragem, realizada entre os dias 04 e 07 de setembro com 1.138 eleitores em 49 municípios do Piauí, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disparado em primeiro lugar nas intenções de voto para a Presidência da República no Estado. No levantamento estimulado, ou seja, quando é apresentado ao entrevistado o disco com os nomes dos possíveis pré-candidatos, Lula aparece com 64,67%; na segunda colocação está o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), que foi mencionado por apenas 11,6% dos eleitores entrevistados. 

 

O cenário em âmbito estadual mostra o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, tecnicamente empatado com Bolsonaro, considerando a margem de erro de 2,85% para mais ou para menos, sendo citado por 8,08% dos entrevistados pelo Amostragem. Outros nomes que surgem como uma opção para a denominada 'terceira via' também não emplacaram no Piauí até o momento, são eles: o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido), com 3,95%; o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), 2,2% e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Democratas), com 1,76% das intenções de votos. O apresentador Luiz Datena (PSL) aparece com1,58% das intenções de votos. 



A pesquisa do Instituto Amostragem evidencia ainda uma baixa concentração de entrevistados que não optariam por nenhum dos nomes prospectados para a disputa, isto porque apenas 1,76% não souberam ou não opinaram; 1,05% apontaram que votariam em branco ou nulo, e 3,6% declararam que não vão votar em nenhum.  

Os números constatam o forte capital político do petista no Piauí, que comandou o país entre os anos de 2002 e 2010, obtendo votações históricas no Estado ao longo das disputas presidenciais. Ao menos no Estado há uma 'fuga' da polarização, com o ex-presidente disparado nas intenções; e Bolsonaro e Ciro em um cenário de empate técnico. 


VOTOS VÁLIDOS - Nos votos válidos, ou seja, quando são desconsideradas as respostas em branco/nulo e aqueles entrevistados que preferiram não opinar, Lula alcança o índice de 68,91% das intenções; seguido por Jair Bolsonaro (sem partido), que foi mencionado por 12,36% dos entrevistados; empatado tecnicamente com o atual presidente, o ex-ministro Ciro Gomes aparece com 8,61% das intenções de votos válidos. 


O ex-juiz Sérgio Moro, que teve a suspeição confirmada pelo STF nos julgamentos contra Lula , tem somente 4,21%. Na sequência aparece o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), com 2,34% e o ex-ministro da Saúde, Luiz Hernrique Mandetta (DEM) com 1,87% das intenções de votos válidos. O apresentador Datena (PSL) tem 1,69%. 

francyteixeira@meionorte.com

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.