CEARÁ TEM PRIMEIRA MORTE PELA VARIANTE DELTA DO CORONAVÍRUS; HOMEM NÃO ESTAVA VACINADO

 

Um homem de 45 anos com quadro de obesidade é a primeira vítima da variante Delta do coronavírus no Ceará. O paciente, que morava em Fortaleza, morreu nesse último domingo (29) e teve o óbito confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta terça-feira (31).

De acordo com a Sesa, ele não estava vacinado. A vítima estava internada em um hospital particular da Capital desde 6 de agosto. O Ceará já 96 casos confirmados de Covid-19 por infecção da cepa de origem indiana, com pacientes em 24 municípios.

O óbito serve de alerta para a população sobre a importância da vacinação "como a principal arma para lutarmos contra essa pandemia", conforme pontuou o secretário da Saúde do Ceará Marcos Gadelha.

SÓ 29% DOS INFECTADOS SE VACINARAM

Dos 96 casos da variante Delta no Ceará, somente 28 estão vacinados contra a Covid-19 com pelo menos uma dose, o que representa um indicativo de 29%. Destes, 16 completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única. 

Por meio de rastreamento realizado pela Sesa, 26 infectados relataram não ter viajado para fora do estado recentemente, indicando que a cepa já está em transmissão comunitária. 

"Outra medida importante com a chegada da variante Delta no Estado, inclusive com circulação comunitária, é o reforço do protocolo sanitário, com uso de máscara, álcool 70%, higiene frequente das mãos, além de evitar aglomeração", comenta o titular da Pasta, Marcos Gadelha. 

PERFIL DOS CASOS

De acordo com a Sesa, 25 casos foram identificados no Centro de Testagem de Covid-19 para Viajantes, localizado no Aeroporto de Fortaleza, enquanto 71 foram confirmados pela Vigilância Estadual ou por amostras encaminhadas por hospitais e municípios à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará.

Das 96 confirmações, 51 são de mulheres e 45 de homens, com uma predominância geral de faixa etária entre 20 e 39 anos.

MUNICÍPIOS CEARENSES COM INFECTADOS PELA DELTA:

Aquiraz Beberibe  Cascavel  Caucaia  Choró  Crateús  Eusébio  Fortaleza  Hidrolândia  Icó  Ipaporanga  Ipueiras  Irauçuba  Itapipoca  Jaguaretama  Maracanaú  Monsenhor Tabosa  Nova Russas  Paraipaba  Poranga Quixeramobim São Gonçalo do Amarante Sobral  Tauá

Além dos 24 municípios cearenses de residência dos infectados, foram identificados casos da cepa indiana em moradores de  Brasília (DF), Maricá (RJ), Nova Friburgo (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

A maior incidência das confirmações importadas é de viajantes que vieram do Rio de Janeiro, com um total de 50% das amostras positivadas.

"A Sesa e os municípios reforçam as barreiras sanitárias nos aeroportos e rodoviárias. Todos têm que fazer sua parte, tanto o poder público como a população", frisa o secretário Marcos Gadelha.

Fonte: diariodonordeste

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.