FLORENTINO NETO EXPLICA COMO SERÁ A VACINAÇÃO DE 12 17 ANOS E A 3ª DOSE

 Foto: Roberta Aline


O Ministério da Saúde recomendou a vacinação de adolescentes a partir desta quarta-feira, 15 de setembro. No entanto,  o Piauí ainda não recebeu as doses destinadas para essa faixa etária que é de 12 a 17 anos. 

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, informou ao portal Cidadeverde.com que a previsão dada pelo governo federal é enviar os imunizantes para esse público a partir da segunda quinzena deste mês. 

“Temos uma previsão do Ministério da Saúde, que a partir da segunda quinzena deste mês, iniciar o recebimento de doses para vacinação de adolescentes com comorbidades. E a orientação do PNI e que se comesse a vacinação de adolescente de 12 a 17 anos com deficiência permanente, depois vacine de 12 a 17 com comorbidade e depois inicie desse mesmo grupo etário em geral”, informou o secretário. 

A vacinação do adolescente deve ser realizada com o imunizante da Pfizer/BioNTech, considerando que é o único, até o momento, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. 

A exigência do Ministério da Saúde é que a população adulta esteja vacinada. 

3ª dose para idosos

O Piauí também não recebeu as doses para reforçar a vacinação dos idosos acima de 70 anos e para pessoas com deficiência de imunização. A previsão é de receber até o final do mês. 

“É previsão que a partir dessa segunda quinzena deste mês vamos receber doses para a vacinação para aplicação de terceira doses em idosos. O PNI vai estabelecer o calendário por grupos etários”, disse Florentino.

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.