SEDUC - GESTORES REGIONAIS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO


"Nós temos um ensino médio hoje muito parecido com o que tínhamos há 30 anos", disse o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, na abertura do Encontro Estadual de Gestores Regionais com o tema: Implementação do Novo Ensino Médio. O evento, que acontece no Hotel Blue Tree, nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), em parceria com Instituto Unibanco, discute com os gestores e técnicos das GREs os pontos mais importantes da implantação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual.  


Com modelo antigo, o Ensino Médio sofre alterações em todo o país com o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), que tem dado apoio às secretarias estaduais e municipais de Educação e a Secretaria de Educação do Distrito Federal no processo de revisão, elaboração e implementação dos currículos alinhados à BNCC. No caso do Piauí, o currículo do Ensino Infantil e Fundamental já foi finalizado e está em fase de formação das redes. Já o do Ensino Médio foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e agora inicia sua fase de implantação.
 

O secretário Ellen falou aos presentes sobre os desafios impostos pela imprevisível pandemia, mas lembra que a Educação conseguiu se adaptar à nova realidade e as frentes de trabalho do Novo Ensino Médio do Piauí permaneceram em um intenso trabalho para a cumprir o objetivo de trazer um novo momento para a educação dos jovens de todo o estado. 


"A escola pública não olha somente para o ENEM, ela olha para muitas outras coisas. Nós temos a Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, Projeto de Vida, Protagonismo Estudantil, Empreendedorismo, Formação Cidadã e várias outras pautas que estão postas dentro do nosso Ensino Médio. As nossas escolas de Tempo Integral já têm experiências práticas de metodologias que estão presentes no Novo Ensino Médio. Muitas coisas desse novo já temos em escolas da rede, mas agora existe uma lei e ela trouxe transformações no currículo com a BNCC após uma longa discussão nacional", disse o secretário.

Com a participação ativa dos presentes, a programação foi iniciada com a fala da coordenadora de Políticas Educacionais do Instituto Unibanco, Rita Jobim, que falou sobre "Novo Ensino Médio - Por quê? O que mudou?". Além de explanar aspectos pertinentes ao momento de implantação, a convidada escutou os gerentes e técnicos sobre suas visões acerca do momento.
  

"O professor está lá na frente, os alunos estão sentados e ouvindo numa postura passiva e o Novo Ensino Médio propõe uma alteração fundamental disso. Então, é de fato ter o estudante no centro. Por isso foi muito importante ouvir os alunos e comunidade para saber quais são seus interesses reais", explicou Rita Jobim.  


A programação segue durante toda a quinta-feira com palestras sobre a construção e a chegada ao chão da escola, dos desafios da implementação, além de oficinas direcionadas a formação e acompanhamento, engajamento de equipes escolares e muitos outros aspectos que auxiliarão os profissionais nos próximos meses. Na sexta-feira, 3, a programação será finalizada pela manhã com a apresentação dos Grupos de Trabalho do Comitê Executivo da frente de implementação do Novo Ensino Médio. 

PORTAL DA  SEDUC

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.