PREFEITOS DA ASSOCIAÇÃO DO VALE DO ITAIM DISCUTEM MELHORIAS PARA MUNICÍPIOS DURANTE ENCONTRO EM PICOS-PI

  

Acauã do PiauíBelém do PiauíCaldeirão Grande do PiauíCaridade do PiauíDestaquesFlorestaFrancisco MacedoFrancisco SantosFronteirasJacobina do PiauíLagoa do BarroMarcolândiaMassapê do PiauíPadre MarcosPatos do PiauíPicosQueimada NovaSanta Cruz do PiauíSão José do PiauíSimõesVera MendesVila Nova do Piauí.

FONTE - PORTAL INFONEWS

Durante encontro municipalista realizado na manhã desta sexta-feira, dia 03 de setembro, no auditório do Picos Hotel, os prefeito da Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI), discutiram pautas importantes para solucionar os principais problemas que afligem os municípios da entidade em meio à crise política, econômica e a pandemia de Covid-19.

CONFIRA IMAGENS – FOTOS | Encontro de Prefeitos da AMVI em Picos

A reunião que foi conduzida pelo presidente da Associação, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade, prefeito de Caridade do Piauí, abordou diversas temáticas de interesse dos municípios, como o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), a regularização fundiária urbana (REUB), a recuperação do Fundeb dos últimos cinco anos, a implantação do sistema informatizado da administração pública, a recuperação dos impostos IOF e USO, e realização da primeira Copa AMVI.

Para discorrer sobre os assuntos selecionados, palestraram durante o encontro, o conselheiro substituto Alisson Araújo, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Dra. Karine Leal, Dr. Marcos Onório, Thiago Ferreira e Tico Neto, que apresentaram as pautas para os prefeitos, que puderam tirar dúvidas, compartilhar os desafios encontrados nos seus municípios, bem como, trocar experiências.

O anfitrião do evento e prefeito de Picos – PI, Gil Paraibano, em seu discurso abordou sobre a desburocratização de processos judiciários de regularização imobiliária, que segundo ele tem prejudicado o trabalho dos gestores e da população que não conseguem êxito para regularizar seus imóveis.

Em uso da palavra, Já o prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, de Jacobina do Piauí, pediu apoio junto aos demais colegas, para reivindicação de oferta de neurocirurgião para o Hospital Regional de Picos, garantindo mais acessibilidade à população da região a essa especialidade, que atualmente são encaminhados para Teresina. 

“Queria aproveitar esse momento aqui com os colegas prefeitos para a gente fazer uma reivindicação ao governo do Estado. No Hospital Regional Justino Luz tem uma falta de um profissional na área de neurocirurgião, devido a falta desse profissional perdemos muitas vidas, mortes que poderiam ser evitadas na macrorregião, onde são 42 cidades que dependem do Hospital de Picos. Então conto com a assinatura de todos os gestores aqui presentes para juntos buscarmos esse serviço para o Hospital da nossa região”, frisou GD.

Em entrevista o presidente da Associação de Municípios do Vale do Itaim, Antoniel de Sousa Silva, fez uma avaliação da reunião. “Foi uma reunião muito positiva, mais uma vez os gestores municipais compareceram, o que para nós é um sinal que todos estão preocupados em melhorar a gestão pública nos seus municípios, e ao mesmo tempo, aperfeiçoar e trocar ideias. Um evento importante para a nossa região, para o municipalismo, e o que a gente pode é só agradecer a cada gestor por eles nos confiar a esta a frente dessa instituição e ao mesmo tempo estarmos juntos buscando melhorias para nosso povo”, disse.

O presidente abordou também sobre a realização da I Copa AMVI, que segundo ele já tem um cronograma com data para início, prevista para o mês de dezembro. “Esperamos fazer a maior Copa Regional do Piauí, e para isso nossa perspectiva é que para esse primeiro ano, cerca de trinta municípios de toda região participem. A organização já está articulada com os municípios, através das secretarias municipais de esportes, e dependendo do cenário da pandemia, o cronograma com data para início, está previsto para o mês de dezembro”, enfatizou Toninho, informando que a premiação estimada é de 50 a 60 mil reais.

Por fim, o gestor abordou sobre o ISO, imposto sobre operações financeiras ligadas ao ouro. “É um imposto captado pelos bancos, que até então ninguém havia se atentado, até que o nosso vice-presidente e prefeito de Vila Nova, juntamente com sua assessoria que trabalha com esse tipo de movimentação de captação de recursos, trouxe para ele essa demanda, e Vila Nova conseguiu, sendo a cidade experimental da associação. O recurso funciona da seguinte forma, é um dinheiro que os bancos ficam e não devolvem aos municípios, e as cidades agora estão requerendo administrativamente que esse dinheiro seja devolvido em forma de parcelas”, concluiu.

Também estiveram presentes o vice-presidente da AMVI Edilson Brito (que é prefeito de Vila Nova), os prefeitos Ademar Carvalho (de Belém), Adeilson Antão (de Francisco Macedo), Corinto Matos (de Marcolândia), Zé Wlisses (de Simões), Gilson Nunes (de Lagoa do Barro), Raimundo Júlio (de Queimada Nova), Rivaldo Carvalho (de Massapê), José Valdinar (de Padre Marcos), Dr. Carlim (de Vera Mendes), Joaquim Neto (de Patos), Luís José (de Francisco Santos), Eudes Ribeiro (de Fronteiras), Filipe Gonçalves (de Caldeirão Grande), Milton Rodrigues (de Floresta), Barroso Neto (de Santa Cruz), Paulo Sérgio (de Acauã) e Admaelton Bezerra (de São José do Piauí).

FONTEFFFFONTE - PORTAL INFONEWS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.