APENAS UM MUNICÍPIO DO PAIUÍ NÃO TEM REGISTRO DE MORTE POR COVID-19

 Dos 224 municípios do território piauiense, apenas São Luís do Piauí não tem registro de morte pelo novo coronavírus. Com 2.561 habitantes, a pacata cidade localizada no sudeste do estado tem um fator que sobressalta quando se trata do combate à Covid-19. No Notícias da Boa, do canal 20.1, a enfermeira Andresa Cursino deu detalhes sobre a estratégia que salva vidas na cidade.

Comparado a cidades do mesmo porte em número de habitantes, São Luís do Piauí também se mantém com melhores dados em relação a casos confirmados da Covid-19. No último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde do município na quarta-feira (03/11), a cidade acumula 169 casos confirmados, sendo que todos já estão recuperados. Atualmente, apenas duas pessoas se encontram em isolamento. Nenhum óbito pela Covid-19 foi registrado  na cidade.

São Luís do Piauí (Foto: reproduçao)

São Luís do Piauí (Foto: reproduçao)

Outras cidades com mesmo porte de São Luís do Piauí, como Aroeiras do Itaim, tem registro de 2 óbitos por Covid-19, São Miguel da Baixa Grande 3, Pedro Laurentino 2, e Santo Antônio dos Milagres com três mortes. Já passam de 7.100 o número de pessoas que perderam a vida para o coronavírus em 223 municípios do Piauí.

Em entrevista ao Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, a enfermeira de Atenção Básica de São Luís do Piauí, Andresa Cursino, apresentou as estratégias do município para garantir a segurança da saúde da população.

“O município é bem pequeno, mas nossos cuidados com relação à Covid-19 se intensificaram do início até agora. Todos os ambientes da cidade exigem uso de máscara, a higienização das mãos com álcool em gel. Além disso, todo paciente que apresenta sintomatologia precisa ficar isolado para não propagar a doença”, completa.

A cidade conta com apenas um médico e uma equipe de 7 técnicos em enfermagem. Mesmo assim, eles se desdobram para monitorar a saúde dos mais de 2 mil habitantes e também dos visitantes. Eventos com aglomeração são supervisionados com rigor por autoridades locais.

A tecnologia também é aliada. Segundo Cursino, uma equipe é responsável por entrar em contato pelo número de telefone e realizar visitas presenciais seguindo todos os protocolos sanitários. Dados são coletados e registrados em uma agenda para garantir o sucesso no combate à doença.


Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.