MUNICÍPIO PIAUIENSES RECEBEM ALERTA PARA CHUVAS E VENTOS FORTES

O Instituto Nacional de Meteologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e ventania para municípios piauienses. As regiões norte e centro-norte do Estado receberam o alerta amarelo, que destaca possibilidade de chuvas de até 50 milímetros/ dia, com eventos intensos de até 60 km/h. 

Já a região sul do Piauí recebeu o alerta laranja, com possibilidade de chuvas de até 100 milímetros/ dia e ventos de até 100 Km/h. 

Segundo o climatologista Werton Costa, as regiões que devem ser mais atingidas estão localizadas nos limites do Piauí com os estados do Maranhão, Ceará e Bahia, no sul do Estado.

“Esses alertas surgem sempre que nós temos uma condição favorável para temporais. Nós temos uma condição adversa principalmente para os municípios limítrofes com o estado do Maranhão, limítrofes com a Bahia e o sul do Ceará, que abrange a faixa sul que está na área de circulação de um importante sistema atmosférico que deve trazer grande quantidade de umidade e pode gerar temporais localizados”, explica o climatologista.

 

Sul do Piauí recebeu alerta laranja

 

Werton Costa explica ainda que a presença da chuva nesse período é um fenômeno previsto pela meteorologia, porém os temporais que o Piauí vem registrando nos últimos meses, são decorrentes do aumento da quantidade de calor durante os meses do B-R-O-Bró.

“É um fenômeno sazonal, na verdade esse fenômeno é previsto, ele é climatológico, todo ano acontece, só que esse ano nos temos um diferencial. O piauiense já pode perceber que o B-R-O-Bró está sendo diferente, nós tivemos uma quantidade maior de calor, estamos geralmente a 1oC, 1,5 oC a cima da média climatológica e essa condição de calor a mais que proporcionou essa entrada de umidade. Então nós tivemos chuva setembro, chuva outubro sempre acima da média, provavelmente vamos fechar novembro acima da média”, acrescenta Werton Costa.

O climatologista ressalta ainda que apesar desse volume de chuva, o Piauí ainda não está no período chuvoso que tem início no mês de dezembro. 

“O que nós temos é a chama pré-estação, esse período que vai de setembro até a primeira quinzena de dezembro é caracterizado como preparo do período chuvoso porque nós não temos uma caraterização clara de onde vem a chuva, ou a gente recebe chuva da Amazônia ou a gente recebe chuva do Atlântico Sul. Somente a partir da segunda quinzena de dezembro, é que toda a chuva vem do Atlântico Norte e caracteriza nossa estação chuvosa típica”, complementa.


Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.