PIAUÍ REGISTRA 7ª MAIOR PERDA DE QUALIDADE DE VIDA DO PAÍS, APONTA IBGE

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com 

Dados divulgadaos nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Piauí tem a 7ª maior perda da qualidade de vida entre os estados brasileiros. O levantamento foi elaborado com base em dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2017-2018. 

Segundo o estudo, a população piauiense tem uma qualidade de vida inferior à média brasileira.

O resultado do indicador varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo ele estiver de zero, menos perdas o estado teve naquele período. O Piauí apresentou um índice de 0,213.

A média nacional do Índice de Perda de Qualidade de Vida está em 0,158, segundo os cálculos feitos pela pesquisa.

O que teve a maior perda foi o Maranhão, com 0.260. Já o estado que tem o melhor índice é o de Santa Catarina, que obteve o valor de 0,100. 

Confira o gráfico

 

6º MENOR DESEMPENHO ECONÔMICO 

O levantamento divulgado pelo IBGE mostrou que o Piauí tem o 6º menor desempenho econômico do Brasil. Estando, inclusive, abaixo da média nacional. Enquanto o Brasil apresenta índice 6,201, o Piauí aparece com 5,462. 

O número é proporcional à qualidade de vida, de acordo com análise do IBGE. Isso porque quanto mais alto é o Índice de Perda de Qualidade de Vida, mais baixo é o Índice de Desempenho Econômico (IDS). 

O valor do IDS piauiense é o sexto menor do país, calculado em 5,462. Apenas o Maranhão (4,897), Pará (5,099), Alagoas (5,264), Acre (5,318) e o Amazonas (5,357) possuem índices inferiores ao do Piauí.

Confira o gráfico 

Nataniel Lima (Com informações do IBGE)
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.