QUASE 200 MIL PIAUIENSES AINDA NÃO RETORNARAM PARA 2ª DOSE CONTRA A COVID-19

 Com um crescente número de pessoas que faltam à aplicação da segunda dose contra a Covid-19, o secretário de Saúde, Florentino Neto, chama a atenção para os riscos que a vacinação incompleta representa para a política de contenção do coronavírus no estado. Apenas no Piauí, segundo dados da FioCruz, 190.594 pessoas não voltaram para tomar a segunda dose. No Brasil, já são 14.097.777 faltosos.

“Estou muito preocupado com essa situação. Pois quase duzentas mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid, não voltaram para receber a segunda dose. Quem não completou o esquema vacinal não está imunizado e é necessário tomar as duas doses para poder ter uma taxa de proteção considerada aceitável”, destaca Florentino.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, chama a atenção para os riscos que a vacinação incompleta (Foto: Sesapi)

O secretário de Saúde, Florentino Neto, chama a atenção para os riscos que a vacinação incompleta (Foto: Sesapi).

O secretário Florentino Neto pediu, mais uma vez, que essas pessoas realizem imediatamente a vacinação, pois além de não estar protegida, ela põe em risco também quem convive com ela e podem  estimular o aparecimento de novas variantes.

 “Queremos conclamar as pessoas que compareçam ao posto de vacinação para receber a segunda dose da vacina.  Se imunizar é uma prova de respeito ao próximo e a própria vida”, destaca o gestor. “Tomem a segunda dose e quem tiver direito, tome a terceira, pois só a imunização completa vai nos livrar desse vírus que já matou  7.118 piauienses”.

O atraso na  aplicação da segunda dose leva em conta as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante, mas que não receberam a segunda dose após 14 dias do prazo previsto no cartão de vacinação. A partir desse período ela passa a ser considerada faltosa.

O infectologista José Noronha, diretor do Hospital Natan Portela e membro do COE, explica quais as consequências de não se completar o ciclo de imunização. “A falta dessa segunda dose, possibilitada o surgimento de novas variantes e uma dessas podem escapar das vacinas, por isso é de fundamental importância que se completem o ciclo vacinal.  Além disso a vacinação ela existe em um contexto de saúde pública, e só funciona quando vacinamos toda à população e isso já demonstrado cientificamente, por diversos experimentos feitos, que quando tivermos 70% da população brasileira vacinada a tendência é que os casos e óbitos sejam controlados”, reforça o médico.


Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.