SIMÕES-PI | NOVEMBRO, MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA – CUIDAR DA SAÚDE TAMBÉM É COISA DE HOMEM.

 A prefeitura de Simões-Pi, através da secretaria municipal de saúde, realizou no dia 24 de janeiro de 2021, evento sobre o NOVEMBRO AZUL, que aconteceu na rua José Dias, em frente a Unidade Mista de Saúde Josias Carvalho.

Estiveram presente: Zé Wlisses – Prefeito de Simões-PI, Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, Claudeir Feitosa – vice-prefeita, Edilberto Abdias – Secretário de administração, Vereador Luciano César – Presidente do legislativo, Vereador Pedro Custódio, Vereador Gilson Cândido, Vereador prof. Francisco Ângelo, Vereador Amâncio Lopes, Magno Dantas – Chefe de gabinete, Maria Lavina – Diretora da unidade Mista, Sr. Raimundo Leite – Secretário de Meio Ambiente, Emanuela Silva - Coord. de atenção básica e Dr. Rian.

Infelizmente, ainda existe muito preconceito acerca do câncer de próstata. Por isso, a campanha tem como um dos objetivos combater esse pensamento preconceituoso, principalmente sobre a realização do exame de toque retal. O exame é um dos meios mais comuns de identificação do câncer, junto com o PSA e ultrassom.

É recomendado que os homens, a partir dos 50 anos de idade, façam o exame anualmente. Entretanto, grupos de risco devem começar a realizar o exame aos 45 anos. Um dos exemplos desse grupo são os homens que tiveram familiares com a doença antes de 60 anos, o que aumentaria a chance de se desenvolver o câncer em até 10 vezes.

ZÉ WLISSES – PREFEITO DE SIMÕES-PI.

Fico feliz com presença de todos neste evento, juntamente com Isamária Dantas - 1ª dama e secretária de saúde. Feliz pelo nosso município está prestando este serviço de grande importância para todos.

Peço a todos que sempre possam se dirigir aos PSFs para fazerem as suas prevenções.

O câncer de próstata é o que mais mata, portanto os homens precisam cuidar mais da sua saúde, tendo em vista que as mulheres fazem suas prevenções constantemente.

Peço carinhosamente a todos que procurem o médico no seu PSF, para uma consultar e exames para que  possam, de forma precoce,  identificar qualquer problema.

Se for necessário, nós temos ambulâncias e outros veículos para conduzir as pessoas para Picos ou Teresina, para realizarem seus tratamentos.

SOBRE A COVID-19

Agradeço em nome de Isamária Dantas – Secretária de saúde e todos que fazem a nossa saúde, pela grande vitória de zerar os casos da covid-19, foi um esforço muito grande da secretária de saúde e sua equipe.

Sabemos que temos a vacinação, mas precisamos manter todos os cuidados para que Simões não volte a ter este vírus que tirou tantas vidas em Simões e no mundo.

ISAMÁRIA DANTAS – 1ª DAMA E SECRETÁRIA DE SAÚDE.

A  Secretaria de saúde tem ações voltadas para os homens durante todo o ano, mas no novembro azul, o mundo inteiro se volta a atenção da prevenção  do câncer de próstata. Portanto estamos aqui com esta ação para servir a saúde de todos os homens durante todo o ano.

Quem não puder fazer o exame hoje, procure o PSF e marque seu exame.

Todos os homens precisam se fazerem mais presentes nos PSFs,  pois existem  muitas ações dirigidas aos homens.

Estamos trabalhando para dar a todos uma atenção a saúde com a melhor qualidade possível, muito obrigada.

O Vereador Luciano César – Presidente do legislativo e o Vereador Gilson Cândido, falaram da importância do tratamento precoce e do exame da próstata.

 Agradecendo ao prefeito Zé Wlisses e a Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, fizeram referência ao município por ter zerado os casos da covid-19 e pediram a todos que mantenham os cuidados e prevenção contra a covid-19.

Foram realizados os seguintes exames: Verificação de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, antropometria, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C e ultrassom.

Durante todo mês os homens já estão sendo atendido nos PSF e o médico solicitar o exame de PSA.

































 

 

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.