INMET EMITE ALERTA LARANJA PARA CHUVAS INTENSAS EM TODO PÍAUÍ

O aviso iniciou às 10h desta segunda-feira (27) e encerra às 10h da próxima terça-feira (28).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para 182 municípios piauienses. O avisou iniciou às 10h desta segunda-feira (27) e encerra às 10h da próxima terça-feira (28). 

  

Alerta laranja em todo o Piauí.Reprodução/Inmet

O alerta laranja indica chuvas que variam entre 30 a 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia, e ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h. O órgão diz haver riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

De acordo com o climatologista Werton Costa, as chuvas são consequências da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que impactou bastante a Bahia, provocando chuvas intensas e episódios de alagamento. Secundariamente, o fenômeno afetou o município de Uruçuí, região serrana do Piauí, provocando fortes chuvas na região.

O climatologista ainda diz que, as ZCAS, enfraquecem com o tempo, porém, a previsão de chuva continua para todo o Piauí, em diferentes níveis de intensidade. ''É importante ficar atento a previsão diária, e principalmente aos alertas e avisos meteorológicos. Os alertas são ferramentas pedagógicas e que demonstram o grau de risco de cada chuva que cai no estado do Piauí'', aconselha o pesquisador, Werton Costa. 

O Inmet diz que em caso de rajadas de vento, não é aconselhável se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 

Para obter mais informações é necessário ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). 

FONTE - LUPA 1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.