MADEIRO-PI | NO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO, POPULAÇAO FAZ PASSEATA PEDINDO JUSTIÇA POR PREFEITO ASSASSINADO.

 

Em vez de festa, os moradores saíram às ruas fazendo homenagens ao prefeito Zé Filho morto no dia 28 de novembro. Suspeito está preso e a polícia ainda investiga o crime.

Moradores de Madeiro, a 244 km ao Norte de Teresina, resolveram comemorar o aniversário de 26 anos de emancipação da cidade de uma forma diferente: com uma passeata pela paz e pedindo justiça pelo assassinato do prefeito José de Ribamar de Araújo Filho (Progressistas).

Zé Filho foi morto no dia 28 de novembro e o suspeito é seu primo Felipe Anderson Seixas de Araújo, de 25 anos, que está preso desde o dia 3 de dezembro.

Moradores caminharam por diversas ruas do município prestando homenagens, vestidos em uma camisa com a foto do prefeito, segurando balões brancos e uma faixa. A passeata terminou no centro da cidade com uma celebração religiosa.

Investigações do crime

O delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que aguarda os laudos periciais e alguns depoimentos para o inquérito. Entre os laudos que faltam estão as mensagens do celular do prefeito e o vídeo em que Felipe Seixas aparece, momentos antes do crime, ao lado do carro do prefeito, que estava acompanhando uma partida de futebol.

Com essas imagens, a polícia avalia se o crime foi premeditado.

O delegado disse que as investigações apontam para uma motivação que envolve questão familiar e política. O suspeito é primo de terceiro grau, afilhado do prefeito e foi seu apoiador, mas depois das eleições virou opositor de Zé Filho.

“É uma investigação complexa e como ainda está em andamento apenas sabemos que temos mais esses laudos e essas oitivas. Depende deles para saber quanto tempo vai durar”, destacou o delegado, que inicialmente tem 30 dias para concluir o inquérito, mas pode pedir prorrogação.

Vice assumiu cargo
Vice assume cargo de prefeito assassinado a tiros em Madeiro, no Norte do Piauí (Vídeo: Jota B Damasceno)
Vice assume cargo de prefeito assassinado a tiros em Madeiro, no Norte do Piauí (Vídeo: Jota B Damasceno)

O vice-prefeito de Madeiro, Pedro Teixeira Junior, o Pedro Filho (Progressistas) tomou posse na quarta-feira (1º) como prefeito da cidade.

“Vamos orar por essas famílias que hoje choram pela perda desse grande homem. Ele vai ficar guardado na minha memória, no fundo do meu coração. Quando tive perdas ele foi essencial na minha vida, sempre perto de mim. Memórias que vão ficar guardadas para sempre”, declarou o novo prefeito no discurso da posse.

O gestor tem 36 anos, é solteiro, natural de Luzilândia, e foi eleito em 2020 como vice-prefeito de Zé Filho. A chapa obteu 62,10% dos votos (2.994 no total).

Madeiro tem 8.372 habitantes, distribuídos em território de 178,842 km², segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O município ocupa a posição 80º no ranking das cidades do Piauí em relação a população.

Morte do prefeito

 

Prefeito de Madeiro, Zé Filho — Foto: Jota B Damasceno

Prefeito de Madeiro, Zé Filho — Foto: Jota B Damasceno

Zé Filho foi morto no fim da tarde de domingo (28) quando estava em um campo de futebol no município. O principal suspeito, segundo a Polícia Civil do Piauí, é um primo de segundo grau do prefeito, identificado como Felipe Anderson, de 25 anos.

Zé Filho nasceu no dia 1º de outubro de 1978 e tinha 43 anos. Ele era motorista, quando foi eleito para vereador em 2014. Em 2020 foi eleito pela primeira vez para o cargo de prefeito.

Velório
Cortejo com o corpo do prefeito de Madeiro, no Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

Cortejo com o corpo do prefeito de Madeiro, no Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

Logo após o falecimento, o corpo do prefeito foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba, onde foi realizada a necropsia.

O corpo saiu do local por volta das 6h da segunda-feira (29) e chegou à residência de Zé Filho, em Madeiro, às 7h55, para o velório, que aconteceu em clima de muita tristeza e comoção.

Um cortejo com o corpo do prefeito passou pelos principais pontos do município, como a sede da Prefeitura de Madeiro e a Câmara Municipal. O enterro foi realizado na noite de segunda no cemitério do Queiroz.

O crime

Zé Filho assistia um jogo do Campeonato Madeirense ‘Taça Prefeito Zé Filho’ quando foi baleado no fim da tarde de domingo (28). Ele chegou a publicar no Instagram um vídeo da partida de futebol que estava sendo realizada .

A assessoria de comunicação do prefeito, por meio das redes sociais, informou que o gestor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas com o objetivo de localizar o autor do crime, mas ninguém foi preso. A Polícia Civil informou que o principal suspeito é um primo da vítima, que fugiu logo após o crime.

Por Caroline Oliveira, g1 PI


 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.